São tantos lugares nesse mundão para se conhecer que fica até difícil pensar ser possível riscar todos da lista numa só vida. Alguns deles, no entanto, vão além e mexem com nosso imaginário de tal maneira que, mesmo sem conhecê-lo são capazes de nos despertar fascínio. Aqui mesmo, pela América do Sul, estão muitos desses lugares incríveis que guardam lendas e histórias. Outros já ficam um pouco mais longe, porém, são igualmente interessantes. Além disso, há quem diga que muitos deles são resultados de vida extraterrestre. Será? entretanto, uma coisa é certa: são incríveis! Confira:
São Tomé das Letras, Brasil
São muitos os destinos brasileiros que poderíamos citar por sua dose de misticismo. Por exemplo: as Chapadas Diamantina (BA), a dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT); a Serra do Roncador (MT) e o Monte Roraima para citar alguns. No entanto, São Tomé das Letras, em Minas Gerais, se destaca disparado como o favorito neste quesito. Isso porque a cidade, repleta de cachoeiras, cavernas, grutas e construções de pedra, coleciona lendas e histórias esotéricas.
Machu Picchu, Peru
No Peru, a enigmática Cidade Perdida dos Incas não à toa é Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Bem como uma das Novas Maravilhas do Mundo e uma das atrações turísticas mais fotografadas do planeta. Assim, se trata de um universo utópico envolto em lendas e misticismo. No alto de uma montanha da Cordilheira dos Andes, a 2.400 metros de altitude, data do século 15. Portanto, fica dica: não deixe de aproveitar a cidade de Cusco que é sede de quase todos os passeios da região do Vale Sagrado.
Deserto do Atacama, Chile
Mais do que horizontes de areia, o Deserto do Atacama conquista por suas muitas paisagens que parecem ter saído de um filme de ficção cientifica. Além disso, é o mais alto e árido deserto do mundo. Ele é quase que um universo paralelo, de tão surreal.
Vulcões, gêiseres, dunas, formações rochosas, cânions, cactos gigantes, flamingos, fontes termais, piscinas de águas vulcânicas, belas lagoas e salares compõem o impressionante panorama. Localizado no território de Antofagasta, abrange cerca de mil quilômetros de extensão e está a aproximadamente 2.400 metros acima do nível do mar.
Stonehenge, Inglaterra
Sua formação é simples: quatro portais dentro de um círculo de pedras. A complexidade, no entanto, gira em torno dos mistérios de Stonehenge. Cientistas, turistas e místicos indagam, entre outras questões, sobre a origem e o uso de um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo, que data de mais de 4 mil anos. Isso porque, à época, por volta de 2.500 a.C., os responsáveis pelo templo teriam carregado por quilômetros rochas de até 5 metros de altura e 30 toneladas.
Luxor, Egito
O país é um dos mais ricos quando o assunto é mitos, lendas e misticismo. Até hoje as pirâmides e os famosos deuses egípcios despertam fascínio. A antiga cidade de Tebas do deus Amun-rá, conhecida como um dos maiores museus ao ar livre do mundo, também reserva muitos questionamentos. Como é o caso do Templo de Luxor, descoberto enterrado nas areias do deserto do Saara em 1884. Entre suas particularidades está o fato de conter elementos de crença faraônica, greco-romana, cristã e islâmica.
Angkor Wat, Camboja
Patrimônio da Humanidade pela Unesco e símbolo do país é considerado a maior estrutura religiosa do mundo. De fato, um imponente monumento, um tesouro arqueológico. Situado na cidade de Siem Reap, sua construção, talhada em pedra, formando uma mandala e alinhada aos pontos cardeais, é uma incrível combinação de espiritualidade e simetria.
Lago Titicaca, Peru e Bolívia
Lago mais alto do mundo, se trata de um símbolo místico para os povos que vivem em sua região e que mantêm sua essência sagrada. Em ambos os lados (peruano e boliviano) há sítios arqueológicos para conhecer as tradições e culturas típicas.
Nazca, Peru
Um dos grandes enigmas da humanidade, há quem diga que se trata de obra extraterrestre. E, a literatura e o cinema reforçam isso. O filme Sinais, estrelado por Mel Gibson e Joaquin Phoenix, que o diga. A 450 quilômetros da capital Lima, numa área de deserto, povos que antecederam aos Incas (entre 500 a.C e 500 d. C) desenharam figuras misteriosas que só são de fato visíveis do alto. Eis o mistério de Nazca, que gera inúmeras teorias, tanto científicas, quanto ufológicas. Dentre as mais plausíveis é que se trata de representações das constelações, que ajudavam esses povos em seus rituais.
Vale de Katmandu, Nepal
Patrimônio da Humanidade pela Unesco e principal ponto turístico do país é um convite ao misticismo. Sua herança cultural e histórica é nítida nos muitos templos e palácios budistas e hindus – grande parte deles datados do século 17. Os sete grupos de monumentos que o compõe representam bem os motivos pelos quais a região é famosa.
Ilha de Páscoa, Chile
Porção de terra habitada mais afastada do restante da humanidade, Rapa Nui, como é conhecida no idioma nativo, está ao Sul do Pacífico a mais de 3.200 quilômetros da costa chilena. Isolada do mundo, revela um cenário envolto em mistério com seus famosos moais. Patrimônio histórico, as mais antigas estátuas, estima-se que sejam do século 8; já as mais novas, datam do século 13. As gigantescas estátuas também geram questionamentos. A lenda local conta que os moais andaram sobre pedras que rolavam puxadas por cordas em movimento pendular.
Foto do destaque: Pixabay
.