Ícone do site Travelpedia

150 anos da imigração italiana e o reconhecimento da cidadania

Há 150 anos, a imigração italiana deixou sua marca no Brasil, moldando nossa identidade cultural e social. Comemorando esse legado, a Embaixada afirma que cerca de 30 milhões de brasileiros têm o direito à cidadania italiana.

A influência italiana se estende por culinária, arquitetura e tradições. Especialmente no sul e sudeste do Brasil. Tanto que São Paulo ganhou o título de cidade mais italiana do mundo.

Segundo a Secretaria de Turismo, a Itália é a 10ª nação que mais envia turistas a São Paulo. Foram mais de 53,9 mil visitantes entre janeiro e outubro de 2023. Ou seja, um aumento de quase 10% em relação a 2022.

Além disso, devido à imigração, aproximadamente 30 milhões de brasileiros têm o direito à cidadania italiana. Assim, o processo, baseado no jus sanguinis, permite a dupla cidadania para descendentes de italianos até tataravôs, sem limite de tempo.

Novo procedimento

Embora anteriormente burocrático, o processo de reconhecimento da cidadania italiana deu um salto em 2021. A partir da digitalização durante a 86ª Sessão Virtual do Conselho Nacional de Justiça. Portanto, o avanço elimina a necessidade de presença física na Itália, tornando-o mais acessível e econômico para famílias.

Eduardo Carraro, da Master Cidadania, empresa pioneira na assessoria para reconhecimento da cidadania italiana, destaca a clareza e transparência do novo procedimento. Que contribui para fortalecer as relações entre Itália e Brasil.

“Desde o início, sempre ficou claro para nós que, dos serviços prestados pela nossa equipe, somos peça fundamental no fortalecimento das relações entre Itália e Brasil, seja ela cultural, para novos negócios ou para ambas as partes”, conclui.

Por fim, com mais de 10 mil casos concluídos e 800 em andamento, a Master Cidadania, com sedes no Brasil e Itália, planeja projetos especiais. Em parceria com o vulcanólogo ítalo- brasileiro Dr. Sérgio Sacani, do canal SpaceToday, organizou uma expedição histórica aos três vulcões italianos: Etna, na Sicília, Vesúvio e Supervulcão, em Napoli, no dia 10 de janeiro.

Foto: Pixabay

Veja também: ITA Airways conecta Brasil e Itália com voos diários

Sair da versão mobile