Ícone do site Travelpedia

17 curiosidades do 4th of July dos Estados Unidos

Hoje é dia de festa nos Estados Unidos! O 4th of July (4 de julho) é um dos feriados nacionais mais comemorados, já que celebra a independência do país desde 1776. A programação dos americanos é andar pelas ruas para ver as paradas, desfiles, decorações e fogos de artifícios ou simplesmente reservar um tempo com a família e organizar um clássico barbecue (churrasco).

Eu estive em um 4th of July em 2008, no parque Magic Kingdom no Walt Disney World, em Orlando. O local estava super cheio, todo decorado de azul e vermelho e o desfile dos personagens foi lindo e com muitos fogos ao final da celebração. Nesta viagem, a minha primeira aos Estados Unidos, diga-se de passagem, vi o quanto os americanos são patriotas e orgulhosos de seu país. Muito amor!

Como estamos em 2017, selecionei 17 fatos e curiosidades sobre a data de hoje. Viva!

1. Segundo a empresa Ultimate Coupons, mais de 123 milhões de americanos possuem uma bandeira do país em suas casas. Patriotas, sim ou claro?

2. Os ex-presidentes Thomas Jefferson e John Adams morreram no dia 4 de julho de 1826, com uma diferença de cinco horas. Esse fato fortaleceu ainda mais a data.

3. Uma média de 900 litros de sorvete são vendidos no dia 4 de julho, em todos os anos. Como é verão, os americanos unem a diversão com o calor e se deliciam com as casquinhas!

4. Segundo a revista “Time”, o dia 4 de julho é líder de vendas de cachorros-quentes no país. Os americanos consomem cerca de 155 milhões de lanches durante as comemorações. É salsicha pra caramba!

5. Algumas pessoas importantes na história dos EUA nasceram no dia 4 de julho. Calvin Coolidge, o 30º presidente do país, assim como o italiano Giuseppe Garibaldi e a filha mais velha de Barack Obama, Malia, apagam velinhas nessa data.

6. Em julho de 1776, cerca de 2.5 milhões de pessoas viviam nos EUA. Hoje, esse número é muito maior: cerca de 321.4 milhões, segundo o USA Census Bureau.

7. Em 2015, os americanos gastaram mais de US$ 600 milhões com fogos de artifícios para celebrar o dia. Os dois pontos mais famosos para ver o espetáculo são a Estátua da Liberdade em Nova York e o Memorial Martin Luther King em Washington DC.

8. Tirando o Natal e o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), o 4th of July é o feriado mais popular no país. Não há quem não goste!

9. Salada de batatas e/ou batatas fritas são os acompanhamentos mais comuns nos almoços de família neste feriado. Os americanos são viciados no tubérculo!

10. Uma das principais razões que motivou os americanos lutarem por sua independência foram as taxações sem representação, além da falta de voz no Parlamento Inglês.

11. Cerca de 68 milhões de caixas de cerveja são vendidas no dia 4 de julho em todo o país. Enquanto muitos trabalham de ressaca no dia seguinte, os produtores da bebida agradecem o lucro.

12. 26% dos americanos não sabem que os Estados Unidos se libertou da Inglaterra. Muitos comemoram por tradição, sem saber a verdadeira história da data.

13. O Reino Unido é o sexto maior parceiro comercial dos Estados Unidos. Mais de US$100 bilhões são movimentados em trocas comerciais anualmente. Inimigos que viraram amigos. <3

14. Nove cidades dos Estados Unidos começam com a palavra Freedom (liberdade) e outras 4 com a palavra Liberty (liberdade), fora os 11 locais que possuem a palavra Independence (independência) em seus nomes.

15. Em 2014, 3.6 milhões de bandeiras dos Estados Unidos foram importadas da China.

16. A Declaração de Independência escrita por Thomas Jefferson foi referência para vários países que lutavam pela liberdade, entre eles, França, Rússia e Grécia.

17. Nas Filipinas, a data é conhecida como Dia da República, pois em 1946, os EUA reconheceram o arquipélago como um Estado independente. Já em Ruanda, é tido como o Dia da Libertação, em memória ao nascimento de um novo governo em 1994.

É isso, pessoal. Algum fato curioso para acrescentar na lista? =)

Feliz 4 de julho, Estados Unidos! Irei te visitar muito em breve – e lógico que vocês ficarão sabendo de tudo!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile