Ícone do site Travelpedia

Palácio Berbie é um dos charmes de Albi, na região Midi Pirineus, na França

A bela região Midi Pirineus, na França, guarda muitos encantos, daqueles que você realmente não irá se esquecer nunca. Um deles é a Cidade Vermelha, como é conhecida Albi (título dado graças a coloração das telhas de inúmeras construções). Com um quê de conto de fadas, muito por conta de seu ar medieval, vielas estreitas e casinhas em estilo enxaimel, a capital do departamento de Tarn tem como um dos destaques em seu roteiro o Palácio Berbie, Patrimônio da Unesco.

Além dos famosos jardins que ilustram essa matéria, o Museu Toulouse-Lautrec é parada certa dos visitantes. Como o nome do local já indica, lá se encontra o maior acervo do pintor pós-impressionista e litógrafo Toulouse-Lautrec.  Passando por todas suas fase, são mais de mil obras entre pinturas, litografias, desenhos e seus icônicos cartazes.

Para quem não conhece muito sobre o artista, ele não só revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo Art Nouveau, como também criou, em 1891, o primeiro cartaz do lendário Moulin Rouge.

Nos muitos trabalhos que fez para o cabaré, bem como para outras casas noturnas parisienses, estão retratadas a cantora Yvette Guilbert e a dançarina Louise Weber – a La Goulue (A Gulosa).

A coleção do museu, que tem áudio-guia e visitas guiadas, também conta com trabalhos de Matisse, Dufy e Yves Brayer.

Foto: Pabkov/Shutterstock.com
Sair da versão mobile