Uma boa refeição inclui, além de boas receitas, uma boa experiência. Isso conta com um ambiente agradável, preços justos e bom atendimento. A 19ª edição da São Paulo Restaurant Week (SPRW), que vai até 16 de outubro, reúne mais de 200 restaurantes badalados da capital paulista com o tema “Cozinha da Sedução”. O evento traz menus completos de almoço e jantar (entrada, prato principal e sobremesa) a preços fechados R$ 41,90 (almoço) e R$ 52,90 (jantar). Bebidas e taxas de serviço não estão inclusas no valor.
O festival tem como objetivo principal oferecer, a preços democráticos, o melhor da gastronomia. Dentre os estreantes desta edição estão o recém-inaugurado restaurante argentino Cocina Bar y Vino, na Consolação, e o gastropub inglês Camden House, no Itaim Bibi. Também participam o premiado Capim Santo, nos Jardins, o árabe Farabbud, em Moema, a forneria Silo, na Vila Nova Conceição, e a tradicional Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano.
Localizado em um casarão no agitado bairro dos Jardins, o Capim Santo tem ambiente que remete à natureza com jardins com coqueiros, jabuticabeiras e bananeiras. No menu, também há a preocupação com ingredientes frescos e saudáveis. O restaurante participa do festival apenas no jantar. Entre os destaques do cardápio estão: como entrada, o bolinho de aipim recheado com queijo Serra da Canastra; como prato principal, o Ravióli de tapioca recheado com requeijão do norte com molho de ervas; e como sobremesas, o Pudim de capim santo e o Carpaccio de abacaxi.
Pratos árabes com gostinho de comfort food. Esse é o clima do Farabbud, marco da culinária árabe em São Paulo. Para o festival, os destaques do almoço são: como entrada, o fatuche à saj (mix de folhas verdes, tomate, rabanete, cebola, pão torrado regado com melaço de romã e sumac, um tempero vermelho libanês com um toque ácido); o quibe de nozes (preparado com trigo e nozes, recheado com coalhada seca e carne tenra, servido em berço de espaguete de legumes salteados); e para finalizar, o minichocolamour (sorvete de chocolate, calda quente, chantili e farofa doce). No jantar, as indicações são: como entrada, o Trigo frique (mix de trigo grosso, peito de frango desfiado e carne moída, servido com coalhada e hortelã); como prato principal, o Chich Barak (capeletti de vitela apurado na coalhada, cebola dourada, pinoli crocante e notas de hortelã); e como sobremesa, a coalhada com frutas vermelhas (framboesa, amora e morango).
Clima de bar com cozinha de chef. Inspirado no bairro londrino Camden Town, um dos mais boêmios e descolados da capital inglesa, o Camden House é o primeiro gastropub da cidade. No cardápio para a sua estreia no festival, a sugestão de entrada, no jantar, é a salada de beterraba defumada com queijo de cabra; como prato principal, o tradicional fish and chips (com molho tártaro da casa); e para finalizar, as sobremesas Sticky toffee pudding com sorvete de baunilha em fava e o sorvete de macadâmia.
Num charmoso sobrado branco está o restaurante recém-inaugurado Cocina Bar y Vino, e para a estreia no festival, as sugestões para o almoço são: como entrada, a sopa de cenoura com gengibre; como prato principal, o bife ancho (acompanhado de purê de batata e molho chimichurri); e como sobremesa, a panqueca de doce de leite. Para o jantar, a sugestão de entrada é a torrada de queijo brie e compota de tomate; como prato principal, o Penne alla vodka (macarrão com molho de tomates, creme de leite e vodka, o que dá um toque picante à massa); e para finalizar, o sorvete com calda de chocolate, farofa doce e creme de chantili.
Frescor, vigor e calor. Receitas preparadas no forno a lenha e servidas, em sua maioria, em charmosas e fumegantes panelinhas de ferro. Esse é o Silo, mix de bar e forneria, novidade na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo. No festival, o restaurante participa apenas no jantar, servindo opções de entrada como as empanadas de queijo meia cura e orégano (servidas com geleia de pimenta). Como prato principal, o chef apostou em receitas exclusivas explorando as potencialidades e o sabor proporcionado pelo forno a lenha, como a massa conchiglione acompanhada de farofa com raspas de laranja-baía. Para finalizar com doçura, dentre as opções de sobremesa está a sopa de chocolate com croûtons de brioche e sorvete.
A Mercearia do Conde, preserva resquícios de sua origem de armazém. No cardápio, uma cozinha que prima pelo saudável e exibe influências de diferentes nacionalidades. O menu para o festival, servido apenas no jantar, tem como opção de entrada o Panini croc (pão sírio recheado com ricota e alho-poró, acompanhado de gaspacho de manga com palitos de legumes). Já de prato principal, o menu conta com o picadinho ao molho de mostarda escura, verdura salteada, pastelzinho de queijo e arroz de misturinhas (com brócolis e milho) e o Noodles com legumes e frango à pad thai, que conta com uma opção vegana. Por fim, a casa oferece como sobremesa a taça de merengue com calda de frutas vermelhas e o fondant de chocolate com calda de tangerina com sorvete de baunilha.
Criado nos anos de 1990 em Nova York, o Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e de lá para cá vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico. Presente em mais de 15 cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha menu e preço fechados para o almoço e jantar, já virou parte do calendário regional. Oportunidade única para os apreciadores da boa gastronomia provarem menus diferenciados, preparados por grandes e renomados chefs, com diversas opções de menus criativos por preços democráticos. O evento conta com um aplicativo de reserva para os restaurantes participantes e site com informações em tempo real.
Informações: restaurantweek.com.br