Ícone do site Travelpedia

10 motivos para ir ao Festival de Inverno de Cabreúva

O governador Geraldo Alckmin Participa da entrega de 15 Ônibus Escolares para o Município de Cabreúva e Região e Libera Recursos para Reconstrução da Santa Casa de Cabreúva, Interior de São Paulo.Data: 11/04/2014. Local: Cabreúva/SP. Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

Cabreúva se prepara para sediar o 1º Festival de Inverno, nos dias 8 e 9 de julho, na Praça Comendador Martins, no Centro. Com show do Ira! em versão acústica como atração principal e entrada gratuita, o evento reunirá o melhor da gastronomia local, além da Vila Cervejeira, com diversas opções de bebidas e com produção da cerveja oficial do evento.

Cercada por três serras, incluindo a do Japi, a cidade chega a registrar temperaturas próximas a zero durante o inverno. Aproveitando o clima, o festival visa proporcionar uma experiência inesquecível, com caldos, chocolates, pratos típicos e bebidas propícias para a época. A gastronomia será um ponto forte do evento, com algumas receitas únicas, que apresentam um sabor delicioso com gostinho de quero mais.

Se você está procurando uma opção de viagem para aproveitar a estação mais fria do ano, aqui vão dez motivos para ir ao primeiro Festival de Inverno de Cabreúva:

1. É gratuito!
Totalmente de graça, o Festival vai acontecer na Praça Comendador Martins, Centro de Cabreúva. A principal atração vai ser um show da banda Ira!, que vai se apresentar no novo formato, o Ira! Folk, um show com somente voz e violão.

2. Cabreúva
Há cerca de 80 km de São Paulo, com fácil acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera e Castello Branco, Cabreúva se destaca por manter os aspectos e clima típicos do interior, oferecendo charme e aconchego aos seus visitantes. Localizada na Serra do Japi, a cidade possui 100% de território de Área Preservada Ambiental (APA), portanto tem inúmeras belezas naturais.

3. Queijo produzido na cidade
Um dos destaques gastronômicos do festival é o queijo produzido no Sítio 7 Luas. O produtor, foi aprender técnicas de produção de queijo na Alemanha e Suíça. Hoje em dia, elabora os queijos mais famosos da região. Além do queijo, no Festival de Inverno, ele fará queijos quentes com pão caseiro.

4. Caldo Verde da Nena
Desenvolvido pelo Restaurante da Nena, o caldo verde tem uma receita única, que transforma o tradicional caldo verde em um dos pratos mais procurados da cidade.

5. Cocada com mais de 100 anos
A Dona Maria Bonini aprendeu uma receita de cocada que faz sucesso até hoje. Abriu a Oficina dos Doces da Tia Maria em 1955, e agora sua receita de cocada assada está quase para virar patrimônio cultural da cidade. Cremosa, e com sabor único, tem muita gente de fora que dá uma passada em Cabreúva para experimentar.

6. Canja de Cabreúva
De todas as particularidades da culinária cabreuvana, a canja do Bistrô do Sossego é uma das mais famosas.

7. Cidade da Pinga
Além de ser conhecida como a Cidade da Amizade, Cabreúva ainda é muito reconhecida como roteiro da pinga. Seus alambiques produzem as melhores cachaças do estado. Os produtores Rainha da Praia e Vilela estarão no festival.

8. Vila Cervejeira
A vila vai ser uma das áreas no Festival de Inverno. Os visitantes poderão degustar cervejas artesanais elaboradas do mais puro malte e sem conservantes, ideal para harmonizar com as comidas típicas da estação.

9. Gastronomia que não acaba nunca
Culinária japonesa, caldo de queijo no pão italiano, hambúrguer, escondidinho de costela e outros pratos desenvolvidos somente para o festival estarão lá. E quem não gosta de estar com a barriga cheia no frio?

10. Opção confortável para o inverno
Com temperaturas parecidas com o de Vale do Ribeira, a cidade de Cabreúva não fica atrás para quem quer curtir o frio. Com boas opções de hospedagem, a cidade é bem confortável para quem quer passar uns dias.

As atrações

No sábado, dia 8, a abertura oficial do evento ocorre às 20h, com um espetáculo que reúne música e arte. Em seguida, às 22h, a banda Ira! sobe ao palco com o show intitulado Ira Folk. Famosa nos anos 80 e 90, eles apresentarão seu novo formato, uma apresentação que traz versões dos clássicos deles em voz e violão.

No domingo, dia 9, o festival proporcionará ao visitante uma tarde de apresentações de músicos locais, com a banda #QMIS3, que sobe ao placo às 13h30, trazendo clássicos da MPB e Rock.

Serviço:
1º Festival de Inverno de Cabreúva
Local: Praça Comendador Martins – Centro
Data: de 08 a 09 de julho (sábado e domingo)
Horário: Sábado das 18h às 24h
Domingo das 11h às 16h
Preços: Gratuito
Informações: (11) 4528-4418

Fotos: Commons, Shutterstock e divulgação
Sair da versão mobile