InícioEntretenimentoReabertura da í“pera "Unter den Linden" em Berlim

Reabertura da í“pera “Unter den Linden” em Berlim

Berlim recebeu de volta um pedaço importante do bairro histórico de Mitte. Localizada na rua Unter den Linden, em frente à Universidade Humboldt e à Nova Casa da Guarda projetada por Schinkel, a Staatsoper reabriu seus portões. Nos últimos 7 anos, o edifício de quase três séculos foi amplamente reformado e adaptado aos padrões modernos de casas de ópera. A reabertura foi celebrada no último dia 3 com “Cenas de Fausto, de Goethe”, de Robert Schumann.

Grandes estreias

No dia 7/12, exatamente no 275° jubileu da casa, a ópera retoma suas atividades de exibição, apresentando diversas estreias ao longo de um amplo repertório. Da nova programação, destacam-se, entre outras, a ópera “Tristão e Isolda”, de Wagner, que estreia em 11 de fevereiro de 2018, sob regência de Daniel Barenboim e direção de DimitriTcherniakov, assim como a apresentação da ópera “Macbeth”, de Verdi. Esse último espetáculo, também regido por Daniel Barenboim, é dirigido por Harry Kupfer. A primeira apresentação acontece em 17 de junho de 2018.

Técnica moderna em um teatro histórico

A Staatsoper Unter den Linden foi a primeira casa de ópera de Berlim e segue sendo a principal construção teatral da cidade. O edifício foi erguido entre os anos de 1741 e 1743 conforme os projetos do arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff, tornado-se a primeira casa de ópera pública da Alemanha e, em sua época, a maior da Europa.

Além de buscar uma técnica de palco completamente nova, a reforma dos últimos anos teve como objetivo aumentar o tempo de reverberação da ópera em um segundo. Por se tratar de uma construção histórica, não foi fácil concretizar esse desejo do diretor geral de música da casa, Daniel Barenboim. A solução foi, dentro do edifício, subir o deck do salão de concerto em quatro metros para aumentar a área interna.

Assim, embora tenha sido criada uma chamada galeria de reverberação, a fachada externa da ópera seguiu inalterada. Hoje o espaço se tornou uma das casas de óperas com a técnica de palco mais modernas, oferecendo uma acústica comparável às melhores do mundo.

Fotos: divulgação/ Gordon Welters
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular