Para continuar atraindo visitantes, o Reino Unido está com muitas novidades ao longo de 2019. Entre elas estão a celebração da música britânica, experiências em casas de campo e interior da Inglaterra, explorar o lado místico britânico, celebrar os 200 anos do nascimento da Rainha Victoria, o lançamento de uma nova rota entre Rio de Janeiro e Londres (Gatwick) pela companhia aérea Norwegian e a comemoração do centenário da companhia aérea British Airways.
Football is GREAT – Para os fãs do futebol
Assistir a uma partida de futebol é uma experiência britânica essencial, que inclui observar os jogadores, conferir a paixão dos torcedores e se cercar da atmosfera eletrizante do estádio. O Football is GREAT tem dois novos pacotes que foram adicionados à opção atual de Manchester, Liverpool e Londres. Agora há um roteiro contemplando Londres e Liverpool e outro apenas para a capital inglesa.
Os visitantes poderão conhecer estádios e museus dos grandes times da liga, como o Anfield Stadium do Liverpool no LFC Tour; o Old Trafford do Manchester United; e o Stamford Bridge, sede do Chelsea, (foto à dir.) em Londres.
Uma visita ao Museu do Futebol (Museum of Football) é obrigatória na cidade de Manchester para os fãs desse esporte. Para conhecer o melhor do futebol inglês e galês (a Escócia tem sua própria liga) vale a experiência completa: assistir a um jogo, fazer um passeio no estádio e explorar a cidade-sede do time.
Sudoeste da Inglaterra – Uma experiência britânica à beira-mar
A Norwegian já anunciou o novo voo ligando o Rio de Janeiro a Londres – aeroporto Gatwick -, a porta de entrada do Sul e do Sudeste da Inglaterra. As operações terão início no dia 31 de março, com quatro voos semanais.
Com quase 500 quilômetros de costa, vilas inglesas autênticas, quatro locais tombados como Patrimônio Mundial da Unesco e dois parques nacionais, a Costa Sudoeste da Inglaterra tem atrações de sobra para os visitantes.
De Brighton à ponta de Penzance, a área é ótima para ser explorada de carro. Os destaques incluem o centro gastronômico de Cornwall (Cornualha), famoso por iguarias locais como a Cornish Pie e os frutos do mar frescos. Nas proximidades fica Devon, local perfeito para se provar um tradicional Devonshire Tea (chá com pãezinhos tipo scones com clotted cream e geleias) e conhecer uma história literária importante, ligada à rainha do mistério Agatha Christie, que vivia em Torquay.
A destilaria do famoso Plymouth Gin pode ser explorada na cidade homônima. Visite também o suposto local de nascimento do Rei Arthur, o Castelo de Tintagel – que reabre na primavera após a construção de uma nova ponte para pedestres. Situado bem acima das ondas que quebram nas falésias da costa Norte de Cornwall, o castelo em ruínas é ainda lugar incrível. Na base do penhasco está o Castelo de Merlin, uma impressionante caverna natural que fica cheia de água durante a maré alta.
Para quem aprecia caminhadas, a Southwest Coastal Path tem mais de mil quilômetros de costa para explorar. A região é considerada a mais ensolarada da Inglaterra – portanto, leve o protetor solar.
Strawberry Field – Icônica atração de Liverpool
O famoso Strawberry Field será revitalizado em 2019 para se transformar em um espaço de exposição com café, jardins e local que oferece treinamento e suporte para adultos com dificuldades de aprendizado. A abertura está prevista para acontecer no verão no hemisfério norte.
O local em Strawberry Field, que pertence ao Exército da Salvação, foi escolhido pelo menino John Lennon para se refugiar e encontrar paz e tranquilidade durante sua difícil infância. Uma nova exposição irá explorar a história do local, a canção dos Beatles que o tornou famoso e os anos iniciais de Lennon.
Para baixar um folheto em português clique aqui .
Celebração dos ícones da música britânica
Para quem curte o melhor da música britânica, o ano será um prato cheio. Em junho, acontece a aguardada turnê de retorno das Spice Girls no Reino Unido, destacando o alcance global e a influência cultural de britpop – visite a British Music Experience em Liverpool para descobrir as raízes do britpop e sua popularidade até os dias de hoje.
Em setembro, quando o icônico álbum “Abbey Road”, dos Beatles, completar 50 anos, os fãs poderão participar da London Rock Tour – Ticket to Ride, que inclui os principais locais da capital associados à banda, incluindo o Abbey Road Studios e aquela famosa faixa de pedestres. Um novo filme sobre a música da banda também chegará às telas com Ed Sheeran no elenco. Além disso, um filme biográfico sobre Sir Elton John, chamado “Rocket Man”, está previsto para lançamento em maio próximo. O ator Taron Egerton será o protagonista.
Região de Sussex – Agora famosa pelo novo casal real
O príncipe Harry e Meghan Markle, nomeados duque e duquesa de Sussex, vão continuar mantendo como residência oficial o Palácio de Kensington, em Londres. Porém, o condado homenageado em seus títulos de nobreza já ganhou um interesse turístico especial.
Sussex é uma região banhada pelo English Channel no lado Sul, e os condados de Surrey ao Norte, Hampshire a Oeste e Kent a Nordeste. O condado é dividido em três áreas distintas: East Sussex, West Sussex e a cidade de Brighton and Hove, com cerca de 1,6 milhão de moradores no total. Além de suas áreas urbanas à beira-mar, há ruínas históricas do Bodiam Castle, a espetacular formação rochosa costeira Seven Sisters e vinhedos premiados.
Com o novo serviço a ser oferecido pela Norwegian entre o Brasil e o aeroporto London Gatwick, a região será ainda mais acessível. Ao chegar, bastará pegar o trem Gatwick Express para uma viagem expressa de 20 minutos diretamente para Brighton.
200 anos de reinado da Rainha Victoria
A rainha que deu seu nome a uma das mais florescentes épocas da história britânica nasceu no Kensington Palace, em 24 maio de 1819. Victoria assumiu o trono em 1837, aos 18 anos, e morreu em 22 de janeiro de 1901, na Osborne House, na Ilha de Wight. Seu reinado foi marcado por uma série de novidades e acontecimentos notáveis: foi a primeira monarca a viajar de trem, em 1842; supervisionou o maior império da história, acumulando em 1887 o título de Imperatriz da Índia; e entre 1840 e 1882 sofreu nada menos de sete tentativas de assassinato.
Ela está sepultada no Frogmore Royal Mausoleum, em Windsor, ao lado de seu marido, o príncipe Albert, que morreu aos 42 anos em 1861. As celebrações vão acontecer em todo o país, incluindo Osborne, propriedade emblemática do patrimônio inglês na Ilha de Wight, além do Kensington Palace, em Londres, Windsor, Leeds e Whitby.
Escócia no cinema em fevereiro – “Duas Rainhas”
O filme Mary Queen of Scots, que no Brasil terá o título de “Duas Rainhas”, será lançado em 14 de fevereiro. A atriz Saoirse Ronan interpreta a personagem Mary Stuart, e Margot Robbie fará o papel de sua prima Elizabeth I. Mary tentou roubar o trono de sua prima, a rainha da Inglaterra, e por isso foi condenada a muitos anos de prisão antes de ser executada.
O filme apresenta a rica história da Escócia, a sua famosa rainha e locais deslumbrantes como Edimburgo, Glencoe (Highlands) e Strathdon (Aberdeenshire).
A beleza rural da Inglaterra – “Downton Abbey”
Outra produção cinematográfica, que mostra a história da família Crawley e os funcionários na pródiga mansão, está previsto para ser lançado em setembro ou outubro. E, mais uma vez, os encantos do campo inglês e a icônica casa da família serão atrações mais que especiais para os espectadores.
É possível visitar, se hospedar e quem sabe até comprar casas de campo de luxo semelhantes às do filme, como aquela em que viveu o casal príncipe Harry (Cowarth Park) e Meghan Markle (Clivendon House) antes do casamento em Ascot, próximo a Windsor; e outras mansões em pitorescas vilas britânicas em The Cotswolds, Yorkshire e Hampshire. É bom lembrar que muitas das locações da série, tais como o Castelo de Highclere, podem ser visitadas. Além disso, há vários passeios disponíveis.
Explore o lado místico britânico
De antigos templos remotos até a igreja de Drácula, o Reino Unido está repleto de monumentos místicos. A paisagem natural também está cheia de colinas selvagens, cachoeiras escondidas e vales remotos. O sudoeste da Grã-Bretanha, em particular, é um local de peregrinação para pretensos Cavaleiros da Mesa Redonda.
As principais atrações místicas para visitar incluem Wistman’s Wood, situada 365 metros acima de Dartmoor, em Devon. Trata-se de um fragmento raro da floresta antiga que cobriu grande parte de um pântano existente há 9 mil anos atrás.
O mítico local de nascimento do Rei Arthur, o Castelo de Tintagel, e St. Nectan’s Glen, nas proximidades, atraem visitas desde a época dos colonizadores romanos, que adoravam o espírito do rio. Glastonbury, ligada a Avalon, tornou-se um centro espiritual em conjunto com a ampla área de Somerset County. Sem falar em Stonehenge, que continua a ser a mais popular atração mística da Grã-Bretanha.
Nova rota – “The Great West Way” liga Londres a Bristol
A Great West Way, na Inglaterra, é uma nova rota turística de 200 quilômetros que se estende a Oeste, entre Londres e Bristol. Baseado em uma das primeiras Grandes Estradas comissionadas pelos reis da Inglaterra, ela conecta muitas das vistas icônicas do país e atrações extraordinárias, oferecendo uma variedade imensa de experiências genuinamente inglesas. Destaques do itinerário incluem Windsor e Eton, Stonehenge, Salisbury Cathedral, Highclere Castle, Cheddar Gorge e Bath, para citar alguns.
Festival Internacional de Manchester volta em julho
O Manchester International Festival (MIF) é o primeiro festival do mundo de novos trabalhos e eventos especiais originais e o maior evento do calendário cultural de Manchester. Realizado a cada dois anos, a próxima edição acontecerá entre 4 e 21 de julho, em vários locais da cidade. Esta será a última edição antes de o festival começar a residir permanentemente no principal local cultural do Norte da Inglaterra, The Factory.
Novo bairro – St John’s é o nome de um enorme plano diretor para criar um novo bairro para empresas, cultura e moradia em Manchester, que ficará no antigo local dos Granada Studios. Incorporando residenciais, hotéis, espaço de trabalho, ruas pequenas e pátios animados, manterá muitos edifícios originais, como o icônico Bonded Warehouse, além de novas construções como a Factory Manchester.
Novos hotéis abrirão as portas no Reino Unido
Hard Rock Hotel – Em Londres, localizado na esquina da Oxford Street e Park Lane no local do Cumberland Hotel, deve abrir suas portas na primavera de 2020. Serão cerca de mil quartos e suítes, juntamente com dois bares e um Hard Rock Cafe.
Art’otel Hoxton – Planeja abrir sua primeira propriedade no bairro de Hoxton, na capital inglesa. Trata-se de um hotel contemporâneo de 18 andares e 350 quartos.
Dakota Deluxe – Os trabalhos para o novo hotel de 137 quartos em Manchester, no Noroeste da Inglaterra, já começaram. Será o terceiro dessa marca de luxo – que tem propriedades em Glasgow e Leeds – e está programado para abrir na primavera.
Bodmin Jail – Em Cornwall, no Sudoeste da Inglaterra, a antiga prisão listada como patrimônio Grau II, também será convertida em hotel. Duas alas de blocos de cela abandonados terão quartos, cada um ocupando a área de três antigas celas.
Hotel Indigo Manchester Victoria Station – Será inaugurado com 187 quartos em estilo contemporâneo.
The Grand – Um dos edifícios mais icônicos de Birmingham vai abrigar no ano que vem, um luxuoso hotel de 180 quartos, equipado com restaurante, bar, spa e uma piscina de fundo infinito no último piso.
The DogHouse – Em Aberdeenshire, no Norte da Escócia, a cervejaria artesanal independente BrewDog anunciou planos para construir o primeiro hotel de cervejas artesanais do mundo. O local terá um hotel com experiências no mundo das cervejas artesanais e a própria cervejaria passará por uma expansão.
The Crescent – Está previsto para funcionar no centro histórico da cidade termal de Buxton, Derbyshire. O edifício listado como patrimônio Grau I foi transformado em hotel 5 estrelas. Terá 80 quartos e spa.
Yotel – A rede abrirá em Edimburgo o seu primeiro hotel na Escócia, no primeiro trimestre deste ano. Ele ficará na Queen Street e terá 280 quartos.
País de Gales – Ano do Descobrimento
País de Gales – Ano do Descobrimento 2019 terá como base os três temas anteriores da campanha – Ano do Mar, Ano das Lendas e Ano de Aventura – e enfatiza que o país está repleto de eventos e atividades.
O Ano de Descoberta irá incentivar os visitantes a descobrir não só o País de Gales, mas também a si próprios através da riqueza de atrações, aventuras e experiências.
The Wales Way – O Caminho Galês
Lançado no final de 2018, é um grupo de três rotas nacionais de turismo que cruzam as paisagens mais épicas do país, mostrando sua fascinante história, suas costas e atrações. As rotas ajudarão a posicionar o País de Gales como um destino para os viajantes em busca de experiência, dispostos a explorar os locais menos visitados da trilha ao longo do ano todo no The North Wales Way, no The Cambrian Way e no The Coastal Way.
Informações: VisitBritain.com