InícioDicasQue tal um passeio de Maria Fumaça no roteiro das férias?

Que tal um passeio de Maria Fumaça no roteiro das férias?

As férias do meio do ano são uma boa oportunidade para famílias e amigos curtirem um descanso e mudarem de ares. Uma opção que combina entretenimento e acesso a um pedaço da história do Brasil é o passeio pela Maria Fumaça, na região do Campo das Vertentes. A programação de julho conta com saídas extras para atender a maior demanda de turistas que transitam entre São João Del Rey e Tiradentes. O trem proporciona momentos imperdíveis para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura de Minas Gerais.

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século 19. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João Del Rey é uma atração à parte. No prédio, também construído no século 19, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 km, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).

Cada percurso dura cerca de 50 minutos. A locomotiva roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. As tarifas do passeio custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. Estudantes com carteirinha válida, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada.

Acessibilidade » A Maria Fumaça conta com um vagão modificado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

Informações: vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico
Foto: Divulgação
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular