A Cidade do Ventos, como é conhecida Chicago, definiu 2020 como o ‘Ano da Música de Chicago’. A ação, por toda a metrópole e durante todo o ano, focada em música é a primeira do estilo nos Estados Unidos. Chicago e seus parceiros vão lançar a campanha de marketing que divulgará uma nova marca para a música da cidade. Além de fornecer subsídios financeiros adicionais para projetos musicais, bem como incentivar o diálogo sobre inclusão e igualdade e chamar líderes civis, filantrópicos, artísticos e de negócios para apoiar a indústria da música.
“A música une as pessoas na geografia, na cultura e no tempo. Como local de nascimento do gospel, do house, do blues urbano e do jazz moderno − isso sem falar do lar de uma das melhores orquestras clássicas do mundo −, os sons e melodias de Chicago refletem a diversidade e o dinamismo de pessoas e comunidades. O Ano da Música mostrará nosso próspero cenário musical”, disse a prefeita Lori E. Lightfoot.
O Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais está trabalhando com líderes e organizações do mercado para juntar recursos públicos e privados para dar suporte às indústrias musicais da cidade. Os planos preliminares incluem:
- Os principais subsídios para a construção de um setor para a indústria da música por meio do Chicago Cultural Grants Program, como o suporte para música ao vivo nos lados sul e oeste, o crescimento do apoio de operações gerais para artes sem fins lucrativos e novos prêmios baseados em meritocracia para músicos.
- Uma celebração de 17 dias de música, começando no final de semana do Memorial Day, por toda Chicago, com atrações como o Chicago House Music Festival, o Chicago Gospel Music Festival, o Chicago Blues Festival e apresentações pagas e gratuitas em diversos espaços espalhados pela cidade.
- Programação pública que inclui um foco especial na música de Chicago durante o 40º Taste of Chicago, o Millennium Park Summer Music Series co-programado pela primeira vez com gravadoras, empreendimentos e empresas de mídia, o Chicago Jazz Festival que ocorre por dez dias e o World Music Festival Chicago, com duração de 17 dias.
- Suporte profissional para músicos como oportunidades de desenvolvimento de carreira e um Chicago Musicians Roster (Registro de Músicos de Chicago)
- Suporte para bairros e empreendimentos como programas apresentados em conjunto com os principais festivais de música da Cidade, apresentações pop-up em espaços desocupados, inutilizados e não tradicionais nos lados sul e oeste, e programas permanentes de desenvolvimento de espaços.
- Uma grande campanha de publicidade e relações públicas baseada em um novo marketing brand para a música de Chicago como eventos promocionais para a mídia ao redor do mundo e mídia tours com a temática “música” liderados pelo Choose Chicago.