InícioDicasAcessibilidadeSocorro tem cinema que completa 80 anos em junho

Socorro tem cinema que completa 80 anos em junho

Junho é um mês especial para o cinema: no dia 19 comemora-se o Dia Nacional do Cinema e no dia 24, os 80 anos do Cine Cavaliere Orlandi, localizado na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística do Circuito das Águas Paulista.

Então que tal pegar a estrada e curtir um filme na cidade? Vale pela viagem, pelo passeio, pelo cinema, pela história e, claro, pelo filme. No Cine Orlandi o tradicional e o tecnológico se completam de forma harmoniosa.

Difícil não se encantar pela charmosa fachada antiga e preservada e por alguns itens de decoração. Nas salas, a modernidade impressiona pela qualidade do som e da imagem.

“Gostamos muito de tecnologia e inovações, então procuramos sempre acompanhar as grandes redes de cinemas existentes no país e investimos na modernização dos equipamentos”, afirma André Orlandi Marchese, um dos três irmãos e sócios.

Cinema de Socorro é acessível e inclusivo

O Cine Orlandi está preparado para receber cadeirantes. Também conta com equipamentos apropriados, audiodescrição e linguagem de libras para que deficientes visuais e auditivos possam acompanhar o filme de forma confortável.

Único na cidade, o cinema de rua abrigado em um casarão de 1942 tem muita história. Entre as que Marchese faz questão de ressaltar são as dos frequentadores pregressos: “Muitos casais namoravam no cinema ou se conheceram no local. Por conta disso, muitos casamentos aconteceram”, conta animado e com certo orgulho. “Somos um dos mais antigos cinemas em atividade do Brasil”, enfatiza.

Durante a pandemia precisaram se reinventar e buscaram nos anos 1970 a solução: montaram por tempo determinado o primeiro Cine Drive-in da cidade. O entretenimento atraiu pessoas de toda a região.

O Cinema Paradiso de Socorro

Como uma boa comédia dramática, para o sócio se o Cine Orlandi fosse um filme seria o Cinema Paradiso, de 1988, cuja história se assemelha. Nele, anos antes da chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou fascinado pelo cinema local e começou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista. Todas estas lembranças chegam a Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, com a notícia do falecimento de Alfredo.

A sinopse do cinema de Socorro começa no prédio construído na rua Dr. Campos Sales, 63, pelo senhor João Della Maggiori Orlandi, projetado exclusivo para cinema, o então Cine Voga, exibindo o filme Legiões de Heróis.

No início da década de 50 surgiram os filmes em tecnicolor e foram lançados alguns filmes em terceira dimensão, para os quais as pessoas usavam óculos verde-vermelho fornecidos pela distribuidora para ter a impressão de participação nas cenas. Nesta época também surgiram a tela panorâmica, o cinemascope, os sons de alta fidelidade e estereofônico, melhoramentos que foram introduzidos no Cine Voga.

Em 1961, em homenagem ao proprietário falecido em 14 de outubro de 1960, o cinema passou a se chamar Cine Cavaliere Orlandi. Por problemas e dificuldades na manutenção, o cinema permaneceu fechado de 1983 a 1996 quando voltou às atividades no mesmo prédio, porém renovado.

Socorro ganha um cinema renovado

Socorro ganha um cinema renovado

O projeto de remodelação, assinado pelo designer Guilherme Salles de Campos, manteve a estrutura externa do prédio, com algumas alterações: nos espaços das janelas fechadas, que foram grafitadas cenas de filmes e personagens famosos como: Charles Chaplin, Zorro, Mazzaroppi, Mayilin Monroe, O Rei Leão, O Vento Levou, Titanic e Batman.

Internamente também foram grandes as modificações: as paredes e o piso revestidos com carpete cinza e vermelho, novas poltronas estofadas e cortinas em veludo vermelho, em convivência equilibrada com os lampiões da década de 1950, o que ainda permite aos saudosistas uma grata lembrança do passado. A bomboniere na sala de entrada, o ar condicionado e o sistema de som, completaram o ar de modernidade.

Em setembro de 2006, os netos do senhor Della Maggiori Orlandi, com muito empenho e determinação, assumiram a administração do cinema. Atualmente, são duas confortáveis salas de exibição com capacidade para 269 pessoas.

Descubra Socorro

Aventura e ecoturismo em Socorro
Stand-up paddle no Parque Monjolinho

Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas.

Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1.300 km de caminhos rurais disponíveis ao público.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular