O Ramadã é um mês sagrado para muçulmanos. Trata-se do nono mês do calendário lunar islâmico que, em 2023, acontece entre 22 de março e 21 de abril. Muitos viajantes ainda têm dúvidas sobre viajar para países islâmicos durante esse período. Porém, durante o Ramadã em Dubai, os turistas conseguem aproveitar as atrações turísticas como em qualquer época do ano. Além disso, têm a oportunidade de se aproximar da cultura local.
Para os muçulmanos, este é um período de consciência espiritual. De acordo com a tradição, comemora a revelação dos primeiros versos do Alcorão ao Profeta Muhammad. Assim, durante o período, praticantes da religião jejuam durante o dia. O início é logo após a Suhoor (refeição realizada antes do nascer do sol) e terminando com o Iftar (logo após o pôr do sol).
O jejum do Ramadã é acompanhado de orações e tempo dedicado aos entes queridos. É comum que familiares e amigos se reúnam para comerem o Iftar.
Ramadã em Dubai

Durante o Ramadã em Dubai, estabelecimentos, como restaurantes e lojas, permanecem totalmente abertos, não impactando o planejamento de viagem. Além disso, alguns locais têm horários estendidos para que as pessoas possam fazer compras, socializar e passear depois do desjejum.
Assim, o período é oportuno para quem deseja conhecer melhor a cultura dos Emirados Árabes Unidos. Durante o Ramadã em Dubai há eventos culturais em toda a cidade.
- Ramadan Night Market – É um mercado popular que funciona durante a noite e oferece uma grande variedade de produtos, como, por exemplo, roupas e decoração. Além disso, há grande variedade de opções culinárias, da comida árabe tradicional à gastronomia internacional.

- Museu Etihad – Visitantes também podem conhecer o dedicado à história dos Emirados Árabes Unidos que, durante o Ramadã em Dubai, possui uma programação especial.
- Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding – Também é possível aprender sobre as tradições e costumes dos EAU no SMCCU. Ao longo do Ramadã em Dubai, os visitantes podem experimentar como é este mês para os locais. Ou seja, vivenciarem uma experiência que inclui a quebra do jejum com um delicioso Iftar. Bem como um passeio pela mesquita, onde os anfitriões explicam como e porque os muçulmanos rezam.
Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (Foto: DET/divulgação) Shoppings centers – Os complexos de compras também oferecem atrativos no período do Ramadã em Dubai. Por exemplo: além do horário de funcionamento estendido, das lojas e restaurantes, há também opções de entretenimento ao vivo, como música tradicional e apresentações de dança.
Gastronomia típica

Para desfrutar de Iftar deliciosos não faltam opções no destino.
- Address Beach Resort – Oferece um menu árabe tradicional com entradas, pratos principais e sobremesas típicas.

- Dubai Opera – Possui um buffet de comida tradicional com toques modernos e muita variedade.

Fica a dica!
Por fim, para quem tem dúvidas sobre como demonstrar respeito à cultura local, seguem algumas sugestões: use roupas discretas, que cubram os ombros e os calcanhares; evite se alimentar em ambientes com pessoas que estão praticando o jejum.
Fotos: DET/divulgação
Veja também: Conheça o Museu do Futuro, ícone arquitetônico de Dubai