InícioDestinosRio de Janeiro: encantando o mundo há 459 anos

Rio de Janeiro: encantando o mundo há 459 anos

Internacionalmente conhecido como um dos mais belos destinos do mundo, o Rio de Janeiro comemora hoje, dia 1º de março, 459 anos. Entretanto, muita gente confunde a data do aniversário da cidade com o dia 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia de São Sebastião, o santo padroeiro da Cidade Maravilhosa. A explicação é que quando foi fundada, em 1565, por Estácio de Sá, recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.

rIO DE jANEIRO: mURAL kOBRA
Mural “Etnias” assinado por Eduardo Kobra
Cidade Maravilhosa em 1 minuto – veja o vídeo
Rio de Janeiro: região do Porto Maravilha
VLT – Veículo Leve sobre Trilho

Apesar de não ser feriado, TRAVELPEDIA sugere algumas atividades na área portuária revitalizada chamada de Porto Maravilha e Boulevard Olímpico. Local onde os antigos armazéns foram reformados e novos equipamentos incorporados. como, por exemplo, o belíssimo Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o painel “Etnias” (do artista brasileiro Eduardo Kobra e que figura no Guinness Book como o maior grafite do mundo) e o AquaRio, um aquário de nível internacional. Tudo isso servido pelo moderno VLT – Veículo Leve sobre Trilho.

MUSEU DO AMANHÃ

Rio de Janeiro: Museu do Amanhã
Museu do Amanhã

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá (Píer Mauá) com o apoio da Fundação Roberto Marinho. Custou cerca de R$ 230 milhões e foi inaugurado em dezembro de 2015. Já é considerado um símbolo do renascimento da área de 5 milhões de metros quadrados, que estava há décadas abandonada e degradada.

Com um design que chama a atenção pelo arrojo e inovação, conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetada para adaptar-se às mudanças das condições ambientais. Além disso, tem a proposta de ser um museu de artes e ciências, com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Museu do Amanhã
Fachada imponente do Museu do Amanhã

O edifício foi inspirado nas bromélias do Jardim Botânico e ocupa 15 mil metros quadrados. É cercado por espelhos d’água, jardim, ciclovia e espaço para o lazer. Tem área total de 34,6 mil metros quadrados, incluindo também um auditório com 400 lugares, loja, cafeteria e restaurante.

Área interna do Museu do Amanhã

A exposição principal do Museu do Amanhã é majoritariamente digital e pautada em ideias ao invés de objetos. O foco é examinar o passado, bem como apresentar tendências do presente. Além disso, explora cenários possíveis para os próximos 50 anos, sempre a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

Portanto, entre os destaques estão informações em tempo real sobre o clima e a população mundial enviadas por agências espaciais e Organização das Nações Unidas (ONU). Também conta com informações de importantes universidades brasileiras e instituições científicas globais.

Espelho d’água no Museu do Amanhã

Por fim, no espelho d’água, em frente à Baía de Guanabara, a escultura Puffed Star II, também é uma das atrações permanentes. A obra do renomado artista norte-americano Frank Stella mostra uma grande e estilizada estrela metálica de vinte pontas e seis metros de diâmetro.

Serviço
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h – última entrada às 17h. Fechado às segundas.
Informações: museudoamanha.org.br

MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR

Museu de Arte do Rio de Janeiro
Museu de Arte do Rio de Janeiro

Inaugurado no 448º aniversário da cidade, o Museu de Arte do Rio – MAR é dedicado à arte e à cultura visual . O espaço abriga exposições temporárias sobre a história do Rio de Janeiro. Vizinho do Morro da Conceição, do Cais do Valongo, da Fortaleza de Santa Cruz, da Pedra do Sal e do Cemitério dos Pretos Novos – região chamada de Pequena África – o MAR é, junto com o Museu do Amanhã, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha.

O Museu ocupa dois prédios vizinhos. Um antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições e outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda, e uma rampa coberta, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

O prédio mais antigo foi inaugurado em 1916 para abrigar a Inspetoria de Portos e foi tombado no ano 2000. Para abrigar o MAR foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro. O trabalho envolveu, durante um ano e seis meses, profissionais de diferentes áreas.

São 15 mil metros quadrados onde estão oito grandes salas de exposições, área educativa, auditório, biblioteca, restaurante-mirante, café, loja, áreas administrativas e de reserva técnica. O acervo tem mais de 3 mil obras, incluindo 1,2 mil aquarelas de Santiago Calatrava,. Além disso há 5 mil peças de memorabilia do Rio de Janeiro, documentos históricos, manuscritos sobre a escravidão, fotografias e cartões postais. Há, também, arquivos da arte brasileira com cerca de 5 mil páginas ou documentos e mais de 5 mil livros doados para a biblioteca. Um dos destaques é o São José de Botas, uma das quatro esculturas de Aleijadinho tombadas individualmente. O MAR também apresenta obras de importantes coleções públicas e privadas do Brasil.

Serviço
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Telefone: (21) 3031-2741
Informações: museudeartedorio.org.br

AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO – AQUARIO

AquaRio
AquaRio

O maior aquário da América do Sul completa o roteiro das atrações no Porto Maravilha. Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros de água salgada em 28 tanques com 8 mil animais de 350 espécies. Entre elas estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico. Tubarões, arraias, moreias, cavalos-marinhos, entre outros podem ser vistos no Recinto Oceânico, o maior tanque do local, que tem sete metros de profundidade e 500 metros quadrados de área, além de uma grande arquibancada para os visitantes.

Tubarões e arraias no AquaRio

Através de uma sinalização digital localizada na lateral ou acima dos tanques, os visitantes têm informações para identificação das espécies, através de imagem e nome científico de cada uma. O AquaRio é o resultado de um investimento de R$ 130 milhões realizado pela iniciativa privada e está sob a responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM).

Túnel de vidro no AquaRio

Uma das atrações do AquaRio é um grande túnel de vidro que passa sob o maior tanque d’água, onde estão peixes diversos, arraias e tubarões. É o lugar preferido para fotos e inúmeras selfies.

Serviço
Endereço: Via Binário do Porto, 194 – Gambôa – Praça Muhammad Ali
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h – com entrada até 17h.
Ingressos: vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado.
Informações: aquariomarinhodorio.com.br

ORLA CONDE – GASTRONOMIA

Por fim, a Orla Conde, dividida em três núcleos próximos ao AquaRio, à Praça Mauá e ao Largo da Candelária, ao longo de 3,5 quilômetros. Oferece cardápios com lanches, comida árabe, mexicana, sorvete, doces, salgados e cervejas especiais. Dias e horários variam de acordo com a localização e movimentação de cada núcleo.

Além disso, os food trucks que ficam na Praça Muhammad Ali acompanham o funcionamento do AquaRio ou de eventos no entorno. Próximos à Praça Mauá, área cercada de empresas públicas e escritórios, abrem por volta das 11h e ficam até o fim do dia. Na Candelária, além de servirem almoço, costumam estender o atendimento aos clientes nas happy hour.

NÚCLEO DA PRAÇA MUHAMMAD ALI
Espírito de Porco Porcheteria – sanduíches de carne de porco
Black Cofee – café e lanchonete
NÚCLEO DA PRAÇA MAUÁ
Carango – hambúrgueres artesanais
Nômade – sanduíches cubanos
Biboca – comida Árabe
Le Petit Paris – sanduíches variados
Carolinas – bolos
Vitale Gelato – sorvete
NÚCLEO DOS CENTROS CULTURAIS
Calavera – comida mexicana
Bistrô Allium – sanduíches e refeições variadas
Cheia de Graça – sanduíches de linguiça
Love Waffles – waffles doces e salgados
Foster Haus – comida e cerveja alemã
Fotos: Roberto Maia e Salvador Scofano/Divulgação e Riotur (destaque)
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular