A Azul Linhas Aéreas anunciou uma significativa expansão de suas operações internacionais a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Consequentemente, a companhia incluirá voos diretos para Porto, em Portugal, e Montevidéu, no Uruguai, conforme informou o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
Nova rota europeia começa em junho
Os voos para a cidade portuguesa do Porto iniciarão em junho, durante a temporada de verão europeu. Por isso, a Azul oferecerá três frequências semanais nesta rota, utilizando modernas aeronaves Airbus A330 Neo. Desse modo, cada voo transportará até 298 passageiros, incluindo 34 assentos na classe executiva.
Conexão com o Uruguai a partir de julho
Entretanto, a ligação com Montevidéu começará apenas em julho. Neste caso, a Azul disponibilizará cinco voos semanais para a capital uruguaia, operados com aeronaves Embraer E2. Certamente, cada avião comporta 136 clientes, proporcionando uma alternativa conveniente para viajantes com destino ao país vizinho.
Fortalecimento do hub de Viracopos
“Campinas tem conectado cada vez mais destinos estratégicos de todo o país. Agora, amplia suas conexões com a Azul com voos diretos para Porto e Montevidéu. Bem estruturada logisticamente, Campinas está pronta para receber visitantes, feiras e eventos”, destacou o secretário Roberto de Lucena.
Incentivos fiscais impulsionam expansão
A expansão das operações da Azul coincide com incentivos fiscais recentes. Portanto, o Governo de São Paulo prorrogou o decreto que mantém reduzida em 12% a alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação. Além disso, esta medida, estabelecida em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), gerou compromissos das companhias aéreas.
Como contrapartida, as empresas prometeram ampliar o tempo de permanência de aeronaves em conexão em São Paulo. Assim sendo, comprometeram-se também a acrescentar cem novas decolagens.
Modelo de conectividade beneficia todo o Brasil
César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, explicou a estratégia da companhia: “A Azul estruturou um modelo de conectividade em Viracopos que atende a clientes do interior de São Paulo e de todos os estados do Brasil. Agora, quem voar conosco, terá uma nova porta de entrada para Europa e outra para o Uruguai.”
O executivo também ressaltou os benefícios econômicos da expansão. De fato, “Vamos aumentar o fluxo de turistas e fortalecer negócios na origem e no destino. Isso só é possível a partir de um trabalho em conjunto com o governo do Estado”, afirmou Grandolfo.
A ampliação das rotas internacionais consolidará ainda mais Viracopos como um importante hub de conexões. Em primeiro lugar, passageiros de diversas regiões do país ganharão novas opções de viagens internacionais. Em segundo lugar, não precisarão mais transitar por aeroportos mais congestionados. Finalmente, esta expansão fortalecerá o turismo e os negócios tanto no interior paulista quanto nos destinos internacionais.
Foto do destaque: Travelpedia
Veja também: Fusão da Azul e GOL vai agitar o mercado da aviação no Brasil