A Azul Linhas Aéreas apresentou uma inovação tecnológica que promete transformar o setor aéreo brasileiro. A companhia agora consegue mudar rotas durante o voo, com segurança, para economizar combustível e evitar turbulências. Além disso, essa iniciativa inédita na aviação do país pode gerar uma economia de quase R$ 29 milhões em 2024.
Graças a um software adaptado a um tablet, os pilotos da Azul podem, durante o voo, alterar o trajeto original. Assim como aplicativos de trânsito nas ruas, o sistema considera obstáculos e “congestionamentos” aéreos reportados por outras aeronaves. Dessa forma, a ferramenta identifica o caminho mais eficiente até o destino, com base em dados anteriores.
Essas decisões dinâmicas acontecem com o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Além disso, o Centro de Controle de Operações (CCO) da Azul acompanha tudo em tempo real. Essa integração garante segurança, pontualidade e, principalmente, menor consumo de combustível.
Resultados concretos em pouco tempo
Em 2023, a Azul já havia economizado 15,6 milhões de litros de combustível. Para se ter uma ideia, esse volume abasteceria a ponte aérea Rio-São Paulo por dois anos. Agora, com os ajustes em rota feitos no ar, a companhia espera ampliar ainda mais essa economia.
Segundo Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul, a novidade permite otimizar o planejamento de cada voo, mesmo após a decolagem. Ele reforça que essa tecnologia deve gerar quase R$ 29 milhões em economia neste ano.
Mais conforto para os passageiros
Além da eficiência, a Azul também investe no conforto dos passageiros. Por isso, a empresa estuda uma segunda tecnologia com funcionamento similar. Nesse caso, o objetivo será identificar e desviar de áreas com turbulências, ainda no planejamento do voo.
Essa futura ferramenta utilizará dados de aeronaves que já passaram pela mesma rota. Dessa maneira, será possível ajustar o trajeto antes da decolagem. Como resultado, a experiência do cliente será muito mais tranquila.
Tkacz comemora: “Vamos melhorar a qualidade da viagem e, ao mesmo tempo, manter nossa operação eficiente e segura. Todos saem ganhando com isso”.
Azul investe em inovação sustentável
A Azul opera mais de 900 voos diários, dentro e fora do Brasil. Portanto, soluções como essa têm impacto direto na redução de custos e na sustentabilidade. A companhia mostra que é possível conciliar eficiência operacional com responsabilidade ambiental.
Além disso, ao adotar tecnologias inéditas, a Azul reforça sua liderança no setor. A inovação constante tem sido uma marca da companhia desde sua fundação.
Foto: Azul/divulgação
Veja também: Azul recebe duas novas aeronaves Embraer E2