A Azul Linhas Aéreas recebeu, no dia 11 de abril, a aeronave ATR 72-600 de prefixo PR-YXE, batizada de “Somos Azul”. Já no sábado (12), outra aeronave do mesmo modelo desembarca no país. Trata-se da PR-YXF, que receberá o nome “Alvorada Azul”. Com capacidade para 72 passageiros cada, os novos aviões reforçam o compromisso da companhia com a expansão da aviação regional.
Com essas duas adições, a frota de ATRs da Azul chega a 42 unidades. Assim, a empresa totaliza 225 aeronaves em operação. O foco continua sendo conectar cidades menores, especialmente aquelas onde a malha aérea ainda é limitada. Dessa maneira, a Azul amplia sua presença e facilita o acesso aéreo em todas as regiões do país.
Tecnologia de ponta garante mais eficiência
Os novos ATRs contam com motores PW127XT, fornecidos pela Pratt & Whitney Canada. Graças a essa nova geração de motores, a Azul espera reduzir em até 20% os custos de manutenção. Além disso, o consumo de combustível cai em pelo menos 3%, o que representa ganhos importantes em sustentabilidade e economia.
Esses benefícios vêm de avanços como rolamentos cerâmicos híbridos, turbinas com materiais de última geração e compressores mais eficientes. Assim, a companhia alia modernidade e economia para ampliar a eficiência operacional, sobretudo em rotas desafiadoras, com pistas curtas ou demanda emergente.
Interior do Brasil segue no foco da companhia
Segundo Abhi Shah, presidente da Azul, o ATR é essencial para o crescimento da aviação regional. Em muitas localidades, a operação com esse tipo de aeronave impulsiona a demanda local. Com o tempo, há espaço até para aviões maiores nessas mesmas rotas. Isso comprova, mais uma vez, o enorme potencial do interior do país.
Além disso, em aproximadamente 100 destinos brasileiros, a Azul é a única companhia aérea presente. Portanto, a importância desses aviões vai além da eficiência. Eles representam acesso, oportunidade e desenvolvimento regional.
Campanha institucional reforça identidade nacional
A chegada dos novos ATRs também está alinhada com o novo posicionamento da marca. A campanha “O Céu do Brasil é Azul”, criada pela Africa Creative, foi interpretada por Alceu Valença e Céu. A iniciativa reforça o orgulho nacional da companhia e sua aposta no Brasil.
A Azul quer mostrar que voar é mais do que se deslocar. É conectar pessoas, encurtar distâncias e transformar realidades. E isso só é possível com presença constante, investimento contínuo e aviões preparados para diferentes condições.
Presença nacional e reconhecimento internacional
Atualmente, a Azul realiza 900 voos diários e atende mais de 150 destinos no Brasil. Com mais de 200 aeronaves e 15 mil tripulantes, a empresa opera uma malha com 300 rotas diretas. Em 2023, recebeu reconhecimento da Cirium como a segunda companhia aérea mais pontual do mundo.
Com os novos ATRs, a Azul amplia ainda mais sua liderança no mercado nacional. Ao mesmo tempo, fortalece sua missão de integrar o Brasil com qualidade, eficiência e compromisso com o futuro.
Foto: Azul/divulgação
Veja também: Azul recebe duas novas aeronaves Embraer E2