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Ministro do Turismo na abertura da Destination Brazil Travel Mart

PORTO DE GALINHAS – Sede da primeira edição da Destination Brazil Travel Mart – evento que substitui a antiga BNTM, Porto de Galinhas, em Ipojuca (Pernambuco), reúne aproximadamente 200 operadores de turismo (buyers) de 20 países – a maioria da América do Sul e Europa. O objetivo é mostrar o potencial que o Nordeste brasileiro oferece. Capacitação profissional e rodadas de negócios serão realizadas hoje e amanhã, dias 18 e 19, no hotel Armação, quando os profissionais poderão conhecer todas as possibilidades turísticas da região onde o sol costuma brilhar o ano todo.

Os operadores da América do Sul estão entre a maioria dos convidados, com destaque para os que vieram da Argentina, Chile e Uruguai, os maiores emissores para o destino. Com relação aos europeus, os portugueses voltam a estar entre os principais emissores de turistas para o Nordeste. Holanda, França e Espanha também aparecem como fortes mercados de interesse. Além das duas centenas de buyers estão presentes 120 suppliers. A estimativa dos organizadores é um retorno financeiro de cerca de R$ 200 milhões em negócios gerados.

A presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, na abertura demonstra a importância do Nordeste para o turismo nacional.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves na abertura da Destination Brazil

Segundo ele, o governo precisa investir mais no segmento. “Turismo é emprego e o potencial no Brasil é incalculável. Mas, enquanto for desvalorizado isso não vai mudar. E o fato de ser o penúltimo ministério em termos de arrecadação orçamentária só demonstra isso. No último ano, tivemos apenas 6 milhões de visitantes contra 66 milhões da Espanha, por exemplo. Esses números demonstram como todo esse potencial está sendo mal utilizado”, disse.

Na solenidade de abertura,  também marcaram presença autoridades como o o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana; o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras; o secretário de Turismo de Recife, Camilo Simões; o presidente da CTI Nordeste, Nelson Pelegrino, e o presidente da AHPG, Marcos Tiburtius.

Após revitalizar suas atrações, o foco agora é trazer o turista para a região, que, como um todo, rivaliza com São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a crise e a alta do Dólar, entre os turistas que deixaram de viajar para o exterior, 46% escolheram o Nordeste como destino de escolha, contra 24% do Sudeste. Em 2015, foram 31 milhões de visitantes.

Porto de Galinhas atualmente é o destino número um do turismo pernambucano, muito diferente de pouco mais de 20 anos atrás, quando o balneário era somente uma isolada vila de pescadores. Mas com a vinda – cada vez maior – de hotéis e resorts de renome a região conquistou o interesse e a posição que ocupa hoje.

Em tempo, a Destination Brazil Travel Mart é uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas – AHPG e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau com patrocínio da Secretaria do Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

TRAVELPEDIA viajou a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas – AHPG e do Porto de Galinhas CVB; voando LATAM Airlines; e com a proteção do seguro viagem April Brasil.
Fotos: Fábio Maia
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