Ícone do site Travelpedia

5 curiosidades sobre os cruzeiros de barcaça

Para a maioria dos viajantes, quando falamos em cruzeiros, já vem à cabeça navios gigantes que navegam pelos mares. E que contam com um extenso line-up de atrações. Entretanto, os cruzeiros fluviais têm ganhado um espaço especial nos corações e na lista de desejo dos brasileiros. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que há uma modalidade ainda mais intimista. E perfeita para uma viagem íntima com familiares e amigos que curtem roteiros culturais: os cruzeiros de barcaça.

Os produtos da European Waterways, marca do portfólio da Velle Representações, são operados em barcos pequenos, que comportam de seis a 20 passageiros, isso proporciona um serviço personalizado e comodidades de alta qualidade.

Para entender quais as principais diferenças entre o cruzeiro de barcaça dos tradicionais fluviais, destacamos a seguir cinco tópicos para ajudar viajantes que amam explorar o mundo navegando:

1 – Exploração de rotas históricas

Os cruzeiros de barcaça percorrem rotas históricas construídas nos séculos 19 ou 18, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de explorar áreas menos urbanizadas e apreciar pontes, aquedutos e feitos de engenharia exclusivos.

2 – Experiência íntima com menos passageiros

Diferentemente dos cruzeiros fluviais que podem acomodar de 100 a 200 passageiros, as barcaças hoteleiras têm capacidade limitada, geralmente acomodando no máximo 20 passageiros. E oferecem os luxos de um cruzeiro em uma barcaça de hotel. Isso cria uma atmosfera mais íntima e propícia para interações significativas entre os passageiros.

3 – Navegação em canais menores e eclusas

As barcaças podem navegar por rios e canais menores, proporcionando aos passageiros a oportunidade de vivenciar e navegar em rios exclusivos, e vivenciar eclusas pequenas. Um exemplo é o impressionante conjunto de 9 eclusas de Fonserannes, acessadas pelo Canal du Midi, no sul da França.

4 – Ritmo lento e tranquilo

Enquanto os cruzeiros fluviais têm um ritmo mais ativo, os cruzeiros de barcaça oferecem uma experiência mais tranquila e relaxante. Navegam a uma velocidade muito mais lenta, permitindo que os hóspedes desfrutem da cultura, história e gastronomia local com paradas mais programadas e podendo ser ajustada de acordo com o grupo.

5 – Enfoque na gastronomia local

A bordo das barcaças, os hóspedes podem desfrutar de refeições gourmet preparadas por chefs especializados. Os ingredientes muitas vezes são frescos e adquiridos em mercados locais visitados durante as excursões. Vinhos e queijos regionais são comuns, proporcionando uma verdadeira tradição na culinária local.

European Waterways

A empresa oferece cruzeiros em muitas das maiores regiões vinícolas da França, como Borgonha , Alsácia e Lorena e Champagne . Se isso não lhe agrada, que tal os uísques da Escócia a bordo de um cruzeiro com Scottish Highlander ou Spirit of Scotland.

Durante a viagem, os passageiros têm a oportunidade de desfrutar da gastronomia local. Além disso, participam de excursões guiadas para explorar pontos turísticos. Bem como desfrutam da serenidade das paisagens naturais ao longo dos rios e canais.

Em resumo, essa abordagem de viagem oferece uma perspectiva única das regiões visitadas, proporcionando uma experiência relaxante e culturalmente enriquecedora.

Fotos: European Waterways/divulgação
Sair da versão mobile