A câmera está entre os recursos mais utilizados nos aparelhos celulares. Com todas as tecnologias das lentes atuais, as câmeras fotográficas profissionais estão ficando para trás quando se trata de portabilidade, praticidade e conforto, sobretudo para os viajantes de plantão em busca das melhores fotos.
Pequenos e versáteis, os smartphones podem ser levados para qualquer lugar, sem ocupar tanto espaço e com um preço de compra bem mais acessível. Não é à toa que os celulares com boas câmeras estão entre os preferidos para os vlogs de viagens famosos ao redor do mundo, registrando paisagens exuberantes e eternizando as experiências que vivenciamos mundo afora.
Com um amplo leque de possibilidades que os melhores aparelhos oferecem, as fotografias com cores vibrantes, ótimo contraste e resolução de ponta estão à distância de um único clique. Para te ajudar a aproveitar ao máximo o seu celular, criamos este guia com as 5 dicas de ouro para tirar as melhores fotos nas suas viagens.
1 – Saiba enquadrar uma boa foto
Apesar de poucas pessoas saberem, tirar uma boa foto também envolve algumas regras básicas de posicionamento e ângulo. Separada em diversos planos, a posição dos elementos no espaço informa para os nossos olhos o que observar primeiro, trazendo uma nova sensação de imersão, admiração e conforto visual.
Algumas técnicas são mais famosas para o uso em aparelhos celulares, e você também pode utilizá-las para registrar os melhores momentos dos seus passeios. A “Regra dos Terços” é a principal delas:
Criada para alinhar perfeitamente os elementos da sua foto, ela é medida através do formato de grade, que pode ser ativado na configuração da câmera do seu smartphone. No caso das paisagens, a linha superior ou inferior sempre deve estar alinhada com o horizonte, trazendo uma sensação de amplitude.
Para fotografia de rostos, o ideal é centralizar os olhos em um dos pontos de intersecção entre as linhas (ou em ambos), a depender da foto. Quando se trata de fotografar rostos em paisagens, deixar a pessoa alinhada em uma das linhas verticais é a melhor opção de simetria.
Estudar um pouco mais sobre esta regra certamente vai te ajudar a registrar fotos bem melhores.
2 – Utilize as câmeras adequadas para cada momento
Muitos celulares atuais contam com a presença de diversas câmeras, além da própria lente principal. Um dos maiores erros dos usuários comuns destes aparelhos é não saber utilizar a lente adequada para cada momento de fotografia.
O problema é que são tantas lentes, que lembrar o que cada uma faz só é possível com a prática. Trouxemos algumas dicas de quando utilizar cada uma delas para fazer os seus melhores registros.
- Lente grande-angular – Este tipo de lente amplia ao máximo o ângulo de visão do seu aparelho. Funciona como um “olho de peixe” para as suas fotos. Na hora de fotografar paisagens muito amplas, sobretudo de monumentos e de arquiteturas, elas são as mais indicadas, sem “cortar” os objetos principais das fotos.
- Lente macro – A lente macro é mais utilizada na fotografia de objetos pequenos em paisagens, focando ao máximo e trazendo maior nitidez que a câmera principal. Poucos aparelhos possuem este recurso, mas quando é possível utilizá-lo, as fotos acabam surpreendendo bastante.
- Lente de profundidade – São as mais recomendadas para as selfies ou para fotografias de rostos no modo retrato. Elas são as mais vistas nas redes sociais, aumentando o detalhe tridimensional das fotos e focando sobretudo nos detalhes dos rostos em meio às paisagens. Uma boa câmera de profundidade cria os registros mais atrativos para quadros de recordações.
- Lente principal – Normalmente as lentes principais são as que mais permitem controles por softwares. Com elas é possível regular melhor o brilho, a saturação, a luminosidade, foto e nitidez, por isso elas também são chamadas de lentes profissionais. Ela é a “faz tudo”, e deve ser utilizada sempre que as outras lentes não forem adequadas.
3 – Saiba aproveitar os softwares de pré-processamento
Os softwares de pré-processamento são os algoritmos que atuam para deixar as suas fotos mais bonitas. Geralmente programas desse tipo são utilizados antes e depois dos cliques e conseguem encontrar os ajustes perfeitos para “embelezar” os arquivos finais.
Sabe quando você precisa melhorar a luminosidade de um ambiente, deixar uma imagem mais nítida ou aprimorar o foco em determinado objeto? Bom, os softwares de pré-processamento fazem isto por você automaticamente, mais ágil que se você o fizesse nas configurações manuais da câmera.
É bem verdade que também existem críticas consideráveis sobre este recurso, sobretudo por, às vezes, alterar demais a originalidade da foto, ou por nem sempre acertar nos ajustes mais adequados, entretanto, se você ainda não entende tudo sobre técnicas profissionais de fotografias, saiba que esta função pode te ajudar bastante.
4 – Aproveite a iluminação natural
Quando vamos tirar fotos durante o dia, é bem comum que a luz acabe incidindo sobre os nossos objetos de foco. O problema é quando não sabemos direcionar corretamente esta luminosidade, gerando fotos totalmente desconexas para aquele ambiente.
Nem sempre uma boa fotografia precisa estar de frente para a luz natural. A quantidade de luz que penetra na sua lente impacta diretamente na qualidade de captação de algumas câmeras/sensores, mas é possível ter bons registros de objetos contra o sol, sobretudo aplicando técnicas simples de fotografia, a depender do que você quer destacar.
Em fotos de rostos, o assunto (o objeto principal) precisa ser o plano mais iluminado do quadro e o background não pode ser exposto demais. Já em se tratando de paisagens, técnicas de Pontos Quentes, Contraluz ou o Flare podem ser interessantes.
5 – Escolha a melhor posição para as fotos
O que poucas pessoas fazem na hora de tirar uma boa foto: definir a posição adequada (retrato ou paisagem). No caso das fotos de paisagem, a posição horizontal é a melhor para captar mais espaço na linha do horizonte.
Já para fotos de pessoas ou objetos, a posição vertical ainda é a mais recomendada. Unindo isso com todas as outras dicas que já trouxemos acima, as recordações das suas viagens ficarão ainda mais interessantes!
Conclusão
Após ler todas as cinco recomendações para aprender a tirar boas fotos com o seu próprio smartphone, você poderá aproveitar as suas viagens para criar novos álbuns de imagens incríveis, com simetria, conforto visual e técnicas profissionais para os seus arquivos.