O Canadá está em festa, já que o país comemora 150 anos em 2017! O dia 1º de julho é conhecido como Canada Day (Dia do Canadá) e marca a assinatura do Ato Constitucional de 1867, que estabeleceu a formação do país. Apesar de ser um dia específico, os canadenses celebram essa data ao longo do ano todo com muitos eventos, shows e fogos de artifícios nas cidades. Vale visitar o site Passport 2017, criado pelo próprio governo do Canadá e empresas parceiras, para acompanhar toda a programação dessa festa linda.
Bom, mas o que as pessoas ganham com isso? Justin Trudeau, o Primeiro-ministro do país, anunciou que todos os 46 parques nacionais teriam entrada gratuita durante todo o ano de 2017. Além deles, lugares históricos e áreas de conservação marinha também terão passe livre. Um baita de um presente, não é mesmo? Sorte a minha de morar aqui!
É ou não é uma oportunidade maravilhosa de conhecer de pertinho todos os encantos do Canadá? Viajar pelo país do maple syrup é apreciar diferentes cidades e diversos tipos de estilo de vida, assim como uma bela maneira de curtir a natureza e seus cenários.
No post de hoje, selecionei cinco parques nacionais no Canadá que são de tirar o fôlego e valem a visita. Difícil vai ser escolher um para visitar – e quem disse que precisa ser apenas um? 😛
*Lembre-se que para poder entrar de graça nas atrações é preciso solicitar o passe pelo site da Parks Canada, organização que preserva todos os parques nacionais. Não é necessário pedir um Discovery Pass individual para cada pessoa, mas sim um para cada carro.
.
Bruce Peninsula National Park
Situado na província de Ontario, 4 horas de Toronto, o parque é conhecido pelas suas águas cristalinas e trilhas. Dono de costas de calcário, florestas de madeiras mistas e cedros de penhasco, o Bruce faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Unesco e os canadenses se orgulham muito disso. O parque possui 156 km² e atrai público de todos os perfis e idades.
Uma das atividades mais aclamadas é o The Grotto, uma caverna costeira natural com águas azuis que pode ser visitada entre maio e outubro. Outros pontos altos do local são a variedade de pássaros e animais selvagens, como o urso-negro, e a possibilidade de realizar atividades como mountain bike, escalada e caiaque.
Mais informações: pc.gc.ca/en/pn-np/on/bruce
Banff National Park
O Banff National Park faz parte dos Parques das Montanhas Rochosas canadenses, Patrimônio Mundial da Unesco. Começando por essa informação, você já consegue imaginar o quanto esse lugar é lindo, né? Com lagos glaciares de cor turquesa e florestas densas, o parque é o primeiro nacional do país e abriga o Lake Louise, uma atração super famosa da província de Alberta.
A vida selvagem do Banff é o que mais atrai os mais de três milhões de visitantes que passam por lá todos os anos. Atividades como ciclismo, esqui e caminhada são os mais populares entre o público, mas os que gostam mesmo de aventura se divertem no acampamento. A final, acordar entre as montanhas é tudo de bom!
Mais informações: http://pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff
Yoho National Park
O Yoho National Park se localiza na província de Columbia Britânica e entre os parques Kootenay e Banff. A atração mais aclamada é o Emerald Lake, um dos lagos mais famosos do Canadá – o nome já diz tudo: a água é tão verde que lembra a pedra esmeralda.
As montanhas rochosas, cachoeiras e picos vertiginosos atraem visitantes do mundo todo. A mistura da água e do gelo exalta a beleza natural dessa região. A boa é planejar uma caminhada seguida de um piquenique no meio da floresta ou um passeio de caiaque pelo lago. Leve uma câmera, pois é essencial registrar esse momento!
Mais informações: http://pc.gc.ca/en/pn-np/bc/yoho
La Mauricie National Park
São 150 lagos de vários tamanhos. Isso é um recorde! Sim, o La Mauricie, na província de Quebec, possui tudo isso e mais: florestas de coníferas, cachoeiras, espécies raras de aves e pássaros e trilhas perfeitas para hiking. Se dormir no local, tente escutar o barulho das famosas corujas do parque.
A Parker Falls é a grande atração do lugar: a cachoeira fica em um local isolado, acessível pela estrada de Saint-Gerard, no meio da floresta selvagem. As suas águas caem delicadamente e formam uma grande jacuzzi, com direito a massagem e pedras estrategicamente naturais. É só chegar e ter coragem de entrar, já que a temperatura da cachoeira é bem fria.
Mais informações: https://pc.gc.ca/en/pn-np/qc/mauricie
Jasper National Park
O Jasper, na província de Alberta, fica ao norte do Banff National Park, ou seja, você tem a possibilidade de visitar os dois em um final de semana. O parque é o maior do Canadá e tem mais de 11 mil km²!!! Suas maiores atrações são a presença de animais selvagens e a Mount Columbia, a maior montanha de Alberta, que possui 3.747 metros de altitude.
A vantagem desse parque é poder visitá-lo no verão e no inverno, já que possui atividades como canoagem para a estação quente e esqui para a fria. Se você é fã de ursos, alces e lobos, o Jasper te espera com muitas espécies em um lindo visual.
E aí, qual o seu preferido? Difícil escolher, pois são todos tão lindos e cheios de atrações. Estou planejando em ir ao La Mauricie em breve e conto para vocês! Ah! Quem quiser acompanhar minhas aventuras, fica aqui a dica do meu Instagram: @blogmundodagi 🙂
Até semana que vem!
See you soon!
Bisous,