Graças à geografia privilegiada, a América Latina é bastante rica em biodiversidade, favorecendo o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Essa diversidade possibilitou reativar a economia dos destinos, com intuito de proteger e desfrutar a natureza de forma responsável. A Decolar indica seis destinos na região com práticas de sustentabilidade.
Rota dos 7 lagos – Argentina
É um percurso de 110 quilômetros de extensão, que liga San Martín de Los Andes a Villa La Angostura, na Patagônia argentina. No caminho os viajantes encontram lagos cristalinos em meio a bosques, parques, cachoeiras e belas paisagens montanhosas. Há pontos de paradas para garantir mais conforto durante a viagem, com hotéis, postos de gasolina e restaurantes. Oficialmente são sete lagos: Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande.
Parque Natural Lençóis Maranhenses – Brasil
Embora no Brasil exista uma grande oferta de turismo sustentável, um dos lugares mais especiais para se descobrir é o Parque Natural Lençóis Maranhenses, um destino natural protegido no Maranhão. É composto por dunas de areia branca, que abrigam e protegem imensas lagoas formadas pela água da chuva, tornando esta paisagem única.
Parque Nacional Torres del Paine – Chile
Declarado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco em 1979, o Parque Nacional Torres del Paine está localizado na imponente Patagônia chilena. O destino impressiona pelas maravilhosas montanhas, geleiras e pampas no sul do continente.
Quindío – Colômbia
Além de ser uma das regiões mais bonitas da Colômbia, o departamento de Quindío tem um grande número de destinos turísticos sustentáveis. Dotado de uma grande história do café, permite que os visitantes aprendam sobre as tradições e costumes em torno do cultivo e da produção. Claro, enquanto degustam uma xícara de um dos melhores cafés do mundo.
Ilha Holbox – México
No estado turístico de Quintana Roo, mais exatamente a noroeste de Cancún, está localizada a Ilha Holbox, considerada um dos melhores exemplos de convivência entre turismo e sustentabilidade. É reconhecido pelo World Travel Awards como o melhor destino insular do México e da América Central em 2020, graças às suas belas paisagens e grande oferta no ecoturismo.
Uma experiência inesquecível para os amantes da natureza é observar pássaros na Ilha de Pájaros, a poucos minutos da Ilha de Holbox. Sendo o lar e local de passagem de mais de 150 espécies de aves, tem sido considerado um lugar de conservação e proteção. Em vários meses do ano, os pelicanos são os protagonistas no destino, pois chegam aos milhares e param por lá para fazer uma pausa em seu caminho para o Sul do continente.
Amazônia – Peru
O Peru tem como principal objetivo, nos últimos anos, a consolidação de seus destinos sustentáveis. Uma de suas “joias” é a selva amazônica, em que está localizado o Tree House Lodge, um hotel exótico que tem 12 casas na árvore e promete uma experiência especial.