Nova York é uma das cidades mais visitadas de todo o mundo. Os principais motivos têm a ver com o fato de a Big Apple ser considerada por muitos como a principal cidade do ocidente.
Por esse motivo, os aeroportos de Nova York, que recebem visitantes estrangeiros e cidadãos de outras partes dos Estados Unidos, se tornaram grandes estrelas.
Atualmente os principais aeroportos da “cidade que nunca dorme” são o JFK, o Newark e o La Guardia, que é o maior e mais movimentado dos três.
Neste artigo separamos 7 curiosidades interessantes sobre esses aeroportos e elencamos em uma lista de tópicos dinâmicos. Continue lendo!
1 – Caos organizado
A primeira e mais interessante curiosidade sobre os aeroportos de Nova York diz respeito à logística praticada nesses terminais.
Segundo relatos de milhões de turistas que passam pelos locais, todos os três aeroportos que servem à Big Apple são extremamente lotados, mas incrivelmente organizados.
Esses relatos dão conta de que apesar do grande número de passageiros, os aeroportos têm espaços bem delimitados, filas organizadas e equipes extremamente competentes, além da pontualidade quase infalível dos voos.
Por esses e outros motivos a cidade de Nova York e os EUA como um todo são uma grande referência para o resto do mundo.
2 – Todos são próximos a Manhattan
Muitas pessoas não sabem, mas nenhum dos aeroportos de NY fica localizado em Manhattan, que é o centro nervoso da megalópole.
Contudo, tanto La Guardia, quanto Newark e JFK ficam próximos à ilha central de Nova York, tendo praticamente a mesma distância. Veja na lista abaixo quantos quilômetros separam Manhattan de cada aeroporto novaiorquino:
- La Guardia – 15 km;
- Newark – 25 km;
- JFK – 30 km.
Para chegar ao centro de Nova York ou qualquer lugar no entorno depois de desembarcar, os turistas podem usar o serviço de transfer aeroportos de Nova York, que funciona todos os dias.
3 – Mais de 260 mil passageiros todos os dias
Segundo dados disponibilizados pelas empresas que administram os aeroportos de Nova York, os três terminais recebem mais de 95 milhões de passageiros todos os anos.
Com isso, estima-se que mais de 260 mil pessoas passem pelos saguões em JFK, La Guardia e Newark todos os dias.
Para se ter uma noção da grandeza desse número, basta dizer que Indaiatuba, no interior de São Paulo, e Imperatriz, no Maranhão, têm essa quantidade de pessoas em sua população, segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística).
4 – JFK: um aeroporto cinematográfico
Batizado em homenagem ao ex-presidente John F. Kennedy, o aeroporto de JFK é também um dos locais mais conhecidos de toda Nova York.
Considerado como o aeroporto mais movimentado da capital, o JFK já foi usado na filmagem de diversos filmes, séries e documentários famosos no mundo inteiro.
Inclusive, ao chegar no terminal pela primeira vez, muitos turistas têm a sensação de que já estiveram ali antes. Alguns dos títulos que têm cenas filmadas no local, são:
- Prenda-me se for Capaz, estrelado por Leonardo Di Caprio e Tom Hanks;
- 007 Viva e Deixe Morrer;
- Harry & Sally e Surpresa em Dobro;
- O Terminal, com Tom Hanks;
5 – Um deles é bem próximo à Times Square
Todos aqueles que viajam para Nova York têm em mente passar pelo menos uma vez pela Times Square, um dos locais mais badalados da região central de Manhattan.
A Times Square é aquela área com prédios altos e super telões que exibem propagandas e cenas de noticiários diuturnamente. Com certeza você já viu esse lugar em algum filme.
E para a sorte dos viajantes, um dos três maiores aeroportos de Nova York está bem próximo da Times Square. Estamos falando do La Guardia, que fica a cerca de 14 km do local.
Se você está planejando viajar a NY e quer conhecer a Times Square, não se esqueça que, seja como for, você pode usar o transfer aeroportos de Nova York para chegar até lá com segurança e rapidez.
6 – O maior não é o mais antigo
Estimativamente, o aeroporto JFK é o maior e mais movimentado dentre os três principais terminais aeroportuários de Nova York e considerado como um dos mais movimentados do mundo.
Contudo, ele não é o mais antigo e, inclusive, é o mais “jovem”, tendo sido inaugurado em 1948 sob a alcunha de Aeroporto Internacional de Nova York. E, 15 anos depois, em 1963, o aeroporto foi rebatizado em homenagem ao ex-presidente John F. Kennedy, morto em um atentado ocorrido em Dallas, no Texas.
Inaugurado no longínquo ano de 1928, o aeroporto de Newark, localizado em Nova Jersey, é o mais antigo dos três. Inclusive, no ano de 1939 o terminal foi considerado o aeroporto mais movimentado do planeta.
Hoje em dia, o Newark não é tão badalado, tendo perdido o posto de aeroporto mais movimentado de NY para o La Guardia e depois para o JFK.
7 – Um triângulo escaleno
A última curiosidade que envolve os aeroportos de Nova York diz respeito às suas localizações.
Nenhum dos três principais terminais aeroportuários da Big Apple fica em Manhattan, como já citamos. Enquanto o Newark fica em Nova Jersey, cidade vizinha à NY, os aeroportos de La Guardia e JFK ficam no bairro do Queens, que está situado do outro lado de Manhattan.
Entretanto, o interessante em tudo isso é que quando vistas em um mapa, as localizações dos três aeroportos formam um triângulo escaleno que fica estabelecido sobre quase toda a extensão de Nova York.
Para comprovar essa curiosidade e se divertir com ela, você pode fazer agora mesmo uma pesquisa no Google com a expressão “aeroportos nova york google maps”.