Com base na sua expertise, em uma pesquisa realizada com mais de 22 mil viajantes de 29 mercados, incluindo o Brasil, e em mais de 195 milhões de avaliações de hóspedes verificadas, a Booking.com listou as tendências de viagens que podemos esperar não só para o ano que está chegando, mas para o futuro.
1. Destinos alternativos ganham importância
Viajar para destinos alternativos − em outras palavras: a busca por lugares menos conhecidos para tentar reduzir o excesso de turistas e assim proteger o meio ambiente − dará um salto no próximo ano. Metade (51%) dos viajantes brasileiros querem contribuir para reduzir o turismo excessivo. Inclusive, 53% deles estariam dispostos a mudar o destino escolhido por uma alternativa parecida, mas menos conhecida, se soubessem que isso resultaria em um menor impacto ambiental.
Além disso, para terem inspiração, quase 3 em cada 4 brasileiros (74%) gostariam de ter acesso a um serviço (seja um app ou website) que recomendasse destinos onde o aumento do turismo poderia impactar a comunidade local de forma positiva. A expectativa é que as empresas respondam a essa demanda introduzindo funcionalidades que facilitem a identificação de cidades/bairros alternativos.
Para isso, as preferências dos viajantes serão mapeadas e associadas a destinos alternativos ou menos conhecidos no país ou região escolhidos. Da mesma forma, a colaboração crescente no setor de viagens levará a mais campanhas de conscientização e melhorias de infraestrutura que estimulem os visitantes a se aventurarem por caminhos menos conhecidos.
2. Descobrindo destinos com a tecnologia
Em 2020, a tecnologia terá um papel ainda mais importante quando o assunto é a tomada de decisão por parte dos viajantes. Definir o próximo destino de viagem ou qual passeio fazer, frente a tantas opções incríveis, pode ser difícil. Por isso, no próximo ano, é esperado que mais recursos tecnológicos ajudem na tomada de decisão.
É uma ótima notícia para 7 em cada 10 (73%) brasileiros entrevistados, que dizem esperar da tecnologia sugestões de viagem que sejam surpreendentes e que as apresentem a experiências totalmente novas no próximo ano. Além disso, 59% dizem que usarão um app que facilite e deixe sua viagem mais prática. Um número parecido (55%) pretende usar um app que possibilite o planejamento de atividades com antecedência, para encontrar tudo o que precisa em um só lugar.
Para atender a essa demanda, veremos em 2020 o surgimento de ainda mais produtos tecnológicos que, por meio da inteligência artificial, serão capazes de oferecer a seus usuários sugestões personalizadas de destinos, opções de hospedagem e atividades. Tal seleção terá como base as preferências atuais do viajante, os dados de seus passeios anteriores e fatores-chave, como clima e popularidade.
3. A nova moda é ir com calma
O medo de estar perdendo alguma coisa (FOMO, em inglês: Fear of Missing Out) ou tentar fazer o máximo no menor tempo possível ficará para trás. As viagens em 2020 vão valorizar a calma. Em 2020, mais da metade (56%) dos turistas do País planeja utilizar meios de transporte mais lentos para reduzir o impacto do seu deslocamento no meio ambiente. Mais de 7 em cada 10 (72%) também dizem que preferem fazer um caminho mais longo para curtir melhor a experiência de locomoção.
Por isso, haverá procura por meios de transporte que atendam a um ritmo mais tranquilo: bicicletas, bondinhos, trenós, barcos e também passeios a pé. Inclusive, 62% desses viajantes não se importam em enfrentar um tempo maior de deslocamento até o destino se tiverem a opção de usar um meio de transporte especial.
4. Em busca de uma viagem completa
Viver em um mundo acelerado significa, para a maioria de nós, não ter tempo para desperdiçar − e essa sensação não desaparece nas férias. Assim, os viajantes querem aproveitar seu tempo livre da maneira mais eficiente possível. Para isso, em vez de escolherem apenas um tema para todas as suas férias, em 2020 os turistas vão buscar experiências mais amplas, em destinos que ofereçam um grande leque de atrações.
Mais de metade (58%) dos brasileiros dizem que querem fazer uma longa viagem a apenas um destino em que lugares para ver e suas atividades favoritas estejam próximos. Além disso, 64% dizem que escolheriam um destino com essas características para economizar no tempo de deslocamento.
Ao pensar em qual seria um exemplo de destino completo os viajantes da Booking.com apontaram: Montevidéu (Uruguai), Ilhabela (Brasil) e Naha (Japão), entre outros.
5. Pets em primeiro lugar
Quase dois terços dos brasileiros (65%) que têm um bichinho de estimação dizem que seu pet é tão importante quanto um filho − o número é 10 pontos acima da média global (55%). Assim, não surpreende que, em 2020, será aberta uma nova era de férias com foco nos pets. Ao escolher para onde ir, onde ficar e o que fazer, os viajantes colocarão as necessidades de seus bichinhos em primeiro lugar.
51% desses brasileiros com animais de estimação concordam que, no próximo ano, a escolha de seu destino de viagem dependerá da possibilidade de levarem ou não seus bichinhos junto. Um número ainda maior (59%) diz que estaria disposto a pagar a mais por uma acomodação pet-friendly.
Acompanhando essa tendência, o número de propriedades do tipo na Booking.com só aumenta. De olho nesse mercado, mais acomodações ao redor do mundo vão buscar formas inovadoras de atender a esse público.
6. Diferentes gerações, um mesmo destino
2020 será o ano de encontro de gerações. Cada vez mais avós farão suas viagens acompanhados pelos netos, deixando os filhos para trás. Oito em cada 10 (81%) dos avós concordam que se sentem rejuvenescidos ao passar tempo com os netos. Além disso, 70% deles acreditam que os pais precisam, de vez em quando, tirar uma folga dos filhos. Combine isso com o fato de que, hoje, as gerações mais velhas são mais saudáveis, mais aventureiras e estão mais dispostas a permanecer jovens e ativas. Com isso, haverá um aumento de viagens que ofereçam atividades que atendam aos interesses tanto de avós quanto de netos.
7. Tudo por uma mesa
No próximo ano, muitas pessoas vão deixar o estômago falar mais alto ao decidir pelo destino de viagem e farão de tudo para abocanhar uma reserva em restaurantes conceituados. Tanto o destino quanto a época da viagem vão depender da possibilidade de reservar uma mesa nos restaurantes mais renomados − especialmente se forem lugares cuja lista de espera se estende por meses a fio.
E com as redes sociais deixando todo mundo com água na boca, não será só em lugares famosos em que os viajantes tentarão conseguir uma mesa. Tesouros escondidos ou seja, pontos que já são os queridinhos dos moradores e que oferecem a tão desejada culinária local, muitas vezes longe das rotas mais badaladas, são os que mais vão atrair viajantes em busca de experiências gastronômicas.
Quase 4 em cada 5 (78%) brasileiros dizem que consumir alimentos produzidos localmente é importante quando estão viajando. Então, deixe seus calendários a postos: no próximo ano, os turistas querem direcionar seus planos de viagem para destinos com oportunidades gastronômicas.
8. Melhor idade na estrada
Com a aposentadoria se descolando cada vez mais de uma idade específica ou da ideia de abandonar totalmente o mercado de trabalho − e com o aumento do número de pessoas que diz que está ativamente se planejando para se aposentar mais cedo − veremos, cada vez mais, a aposentadoria se tornar sinônimo de “planejamento de viagens de aventura”.
Pouco mais de um quarto (27%) dos entrevistados entre 18 e 25 anos diz que espera se aposentar antes de chegar aos 55. O que eles planejam fazer quando chegarem lá também está mudando. Em 2020, muitos começarão a fazer grandes planos para a melhor idade. Mais de três quartos (77%) dos viajantes brasileiros dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre que terão com a aposentadoria.
Quase dois terços (65%) pretendem se aventurar mais em suas escolhas de viagem quando se aposentar e 29% daqueles que já se aposentaram estão planejando um ano sabático. Algo que 67% de todos os viajantes concordam que é possível fazer a qualquer idade. Com tantos grupos etários vendo a aposentadoria de mãos dadas com viagens, é esperado o lançamento de produtos para começar esse planejamento.