Ícone do site Travelpedia

A África contemporânea em gigantesca exposição

A partir do dia 28/04, passado e presente de um povo que ajudou a moldar a cultura brasileira serão destaque no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Maior exposição de arte contemporânea africana realizada no País, a Ex Africa traz à capital paulista nomes que são destaque na cena artística atual, cujas obras revelam a história e o novo momento do continente que, ao mesmo tempo em que tenta se reconstruir da ferida causada por séculos de tráfico negreiro e de colonização, volta a expandir as suas cores e cultura para outras fronteiras.

Ao todo, 20 artistas assinam as mais de 90 obras que estarão expostas pelos andares do CCBB SP até 16 de julho. São esculturas, fotografias, performances, pinturas e vídeos que traçam um microcosmo da África de ontem e de hoje, por meio de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.

“A interseção desses eixos mostra que o continente africano vive um contínuo e efervescente processo de renovação criativa e artística”, sublinha o curador da exposição, Alfons Hug, que foi diretor do Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, e possui um extenso trabalho de pesquisa sobre a arte desse continente.

Ele conta ainda que o raciocínio por trás do conceito e do nome da exposição partiu da frase Ex Africa semper aliquid novi (da África sempre há novidades a reportar), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio.

Foto: Binelde Hyrcan | Crédito: Video Stills Atelier Binelde Hyrcan
Sair da versão mobile