Ícone do site Travelpedia

A harmonia entre natureza e arte em dois parques de Oslo

Sabe aqueles destinos que são parte do nosso imaginário? Eis a Noruega, sempre presente nas bucklists dos viajantes. E não é em vão, como já começamos a mostrar aqui no Travelpedia, mas, para quem perdeu, segue o link ao final desta matéria.

Muito além dos fiordes, o país reserva boas surpresas. Como é o caso da capital, Oslo que apesar de ser a maior cidade da Noruega, é compacta e tem a calma e tranquilidade de um vilarejo de interior. Juro! Foi uma das coisas que mais me impressionou, como o ritmo por lá é outro. Sem aquela agitação comum das principais metrópoles europeias.

Acho que não a toa se trata da Cidade da Paz, onde é realizado o Prêmio Nobel, a vibe é mesmo essa. Outro ponto que me chamou muito a atenção foi descobrir que o destino tem o dobro de natureza que Paris! E por falar nisso, como prometido na matéria anterior, eis aqui um capítulo a parte, os parques Vigeland e Ekeberg.

O primeiro é parada obrigatória para quem vai a Oslo e se trata de nada menos que o maior parque de esculturas feito por um único artista, no caso: Gustav Vigeland. Uma das atrações turísticas mais populares está aberta o ano inteiro para visitação.

No total são 212 esculturas de granito e de bronze que tem como temática a vida. Uma das mais famosas é a Monolitten, uma coluna esculpida feita de uma única pedra de mais de 14 metros de altura e que consiste de 121 figuras humanas. Existem muitas interpretações, mas segundo uma guia local se trata da ressurreição do homem, a luta pela existência, a transcendência da vida cotidiana e repetição cíclica. No geral, todas são interessantes e de alguma forma te fazem refletir.

Já o Ekebergparken, em uma colina a sudeste do centro, reúne, em sua maioria, esculturas femininas, de artistas de renome internacional como Rodin, Renoir e Salvador Dalí.

Os dois parques mostram como natureza e arte quando juntas combinam com primor. Sendo assim, quando em Oslo, visite pelo menos um deles, caso não seja possível ir a ambos. Vai valer super a pena!

Matéria relacionada:
https://travelpedia.com.br/emoldurado-por-fiordes-noruega-combina-historia-cultura-e-gastronomia/

Fotos: Carolina Maia

Sair da versão mobile