Ícone do site Travelpedia

A história da França contada por meio da gastronomia

Inegavelmente a culinária pode dizer tanto sobre uma nação, explicar seus hábitos e contextos históricos. Por isso, temperos, aromas e sabores são muito mais que simples termos do vocabulário de um chef estrelado. O livro A Deliciosa História da França, lançamento da editora Seoman, mostra, justamente, como se deu esse percurso no país reconhecido pelas suas centenas de queijos e vinhos. Ao investigar as origens de diversos alimentos típicos franceses, os autores fazem um passeio diferente e agradável pelo panorama histórico da França.

O livro foi escrito pelo casal Stéphane Rénault, um especialista em queijos franceses, e Jeni Mitchell, uma intelectual norte-americana, Ph.D. A obra nasceu da vontade de ambos em reunir narrativas em torno da alimentação. Stéphane passou a apresentar as variedades de queijos para Jeni e a descobrir mais novidades sobre essas iguarias.

Fotos: Pixabay

Curiosidades e muito humor

O casal visitou restaurantes, se debruçaram sobre livros de referência e em diversas pesquisas. O leitor descobrirá, por exemplo, que antigamente os cidadãos franceses preferiam a cerveja ao vinho. Que os gauleses foram os responsáveis para trazer para o país o barril de madeira – sem o qual não poderíamos apreciar muitas bebidas alcóolicas do modo como fazemos hoje. E que, desde o reinado de Carlos Magno, a apicultura era um grande investimento, bem como cozinhar com manteiga era considerado hábito dos bárbaros e incivilizados.

Ao longo do texto, carregado de muito humor, os autores apresentam os ancestrais gauleses, a dominação romana, os ataques dos vikings, entre outras importantes passagens históricas da França. Tudo para detalhar a origem de diversos insumos gastronômicos.

Assim, mostram, nessa trajetória, diversas curiosidades, entre as quais: como o cassoulet ajudou os franceses a vencerem uma guerra; como o crepe (sim, o crepe) derrotou Napoleão; e a origem de queijos famosos como o Roquefort, o Camembert e o Chabichou. Além disso, apresentam também da história por trás do surgimento de vários tipos de vinhos, do croissant e do absinto.

Os autores

Stéphane Hénaut – Foi criado em Frankfurt (Alemanha) e Nantes (França), antes de se mudar para Londres (Inglaterra) e iniciar uma abrangente carreira culinária. Trabalhou, inclusive, na fromagerie da Harrods e preparou pratos para os banquetes do prefeito londrino. Depois, voltou com a família para Nantes, onde vendia legumes exóticos em uma fruiterie francesa, antes de entrar para uma das mais requintadas fromageries de Berlim.

Jeni Mitchell – Passou boa parte de sua vida adulta em Washington, DC (Estados Unidos), trabalhando como pesquisadora e editora de assuntos estrangeiros, antes de se mudar para Londres e iniciar seu curso universitário. Conheceu Stéphane no primeiro dia na capital inglesa. Quatro anos depois, casaram-se. Tem PhD em Estudos Militares pelo King’s College London, onde é professora-assistente em Guerra Civil, Insurreição e Rebelião.

Serviço

A Deliciosa História da França

Autores: Stéphane Hénaut e Jeni MitchellEditora: Seoman
Páginas: 416
Preço: R$ 57

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile