Ícone do site Travelpedia

A magia do Natal na Noruega ❤

Røros, 20111210: Jul på Røros. Foto: Thomas Rasmus Juell skaug / Dagbladet

O Natal é o segundo maior feriado da Noruega, ficando atrás apenas do Dia da Constituição do país, celebrado em 17 de maio. As comemorações tem início em novembro com as festas de confraternização das empresas, o Julebord, que consiste em banquetes com tradicionais pratos natalinos, como “ribbe” (costela de porco) e “pinnekjøtt” (costela de cordeiro), acompanhados de cerveja preta e de aquavit, destilado norueguês.

Na Noruega, crianças e adultos são presenteados com um calendário do advento, o Julekalender, para a contagem regressiva para o Natal, que por lá é chamado de Jul. Começando em 1º de dezembro e finalizando na véspera de Natal, é ofertado um presente, um doce ou uma tarefa em cada um dos 24 dias que precedem a grande festa. Todos os pacotinhos têm o número do dia exato que deve ser aberto, sendo proibido abri-los antecipadamente.

O dia 23 de dezembro é conhecido como a “pequena véspera”, dia dedicado para enfeitar a árvore de Natal ou abrir um único presente. Na véspera de Natal, o Julaften, os noruegueses se encontram nas casas de familiares e amigos para a principal ceia natalina. Após o jantar, é a hora de trocar os presentes. O dia 25 de dezembro é um dia para encontrar a família.

Mas engana-se quem acredita que as celebrações natalinas terminam após o dia 25. Entre o Natal e o Ano Novo, é tempo do Julebukk, uma divertida tradição norueguesa que assemelha-se a brincadeira de “trick-or-treating” do Halloween dos Estados Unidos. Durante a última semana do ano, os nórdicos saem às ruas fantasiados, batendo às portas de seus vizinhos, cantando músicas natalina e recebendo doces.

Foto: Divulgação
Sair da versão mobile