Ícone do site Travelpedia

A vibrante St. Pete-Clearwater é a capital cultural da Flórida

Que a região de St. Pete-Clearwater, na Flórida (EUA), tem algumas das melhores praias nos Estados Unidos e do mundo. Além disso, o destino é ideal para relaxar após a diversão nos parques de Orlando e Tampa. Bem como também fazer boas compras. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que o destino tem uma série de museus interessantíssimos.

Portanto, apesar das praias maravilhosas, são os museus que atraem muitos visitantes ao destino. Tanto que St. Pete-Clearwater é considerada a capital cultural da Flórida. E o motivo são as várias galerias de arte e museus no centro da cidade. Entre eles, destaque para o Chihuly Collection, o Museu de Belas Artes (Museum of Fine Arts), o Museu Histórico, o Museu do Holocausto e o Museu Salvador Dalí, o maior dedicado ao artista catalão fora da Espanha.

Museu Salvador Dalí

Localizado no centro da orla de St. Petersburgo – carinhosamente chamada de St. Pete -, este icónico museu impressiona pelo visual arrojado. É dedicado ao pintor catalão Salvador Dalí (1904-1989), conhecido por suas obras surrealistas.

Inaugurado em 2011, o Museu Salvador Dalí leva a assinatura de Yann Weymouth, que também trabalhou com I.M Pei na pirâmide de vidro do Louvre (Paris). Além disso, chama a atenção a sua escada em espiral e o formato de uma gota de água.

Construído em aço e vidro, está cercado por belos jardins. O prédio de vidro espelhado guarda um impressionante acervo com 96 pinturas a óleo do artista. Incluindo oito das suas 18 obras primas. Além disso, há mais de 2 mil itens entre desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, filmes e documentos. São 1.858 metros quadrados de galerias.

Assim, entre os destaques estão auto-retratos e obras surrealistas como os famosos “O Homem Virtual”, “O retrato do irmão morto”, “O toureiro alucinógeno” e “O concílio ecumênico”. Bem como releituras de clássicos de Leonardo Da Vinci como “Monalisa” e “A última ceia”. Porém, não deixe de admirar por alguns minutos a obra “Gala contemplando o Mar Mediterrâneo” e irá descobrir as duas versões do quadro. Olhando de perto verá uma imagem e, se afastando mais de 10 metros, uma outra totalmente diferente.

Aproveite a visita guiada oferecida pelo museu ou use um audioguide – em inglês ou espanhol – que está incluído no preço do ingresso. Por fim, vale uma passada no café batizado com nome da esposa de Dalí (Gala) e também na loja do museu que reúne ótimas lembrancinhas temáticas inspiradas nas obras do artista. Por fim, é impossível não se surpreender com o Raining Rolls Royce, um carro de verdade que chove por dentro, uma homenagem à obra “Raining Taxi” do artista.

Horário de funcionamento: diariamente das 10 ás 17h; quinta-feira fecha às 20h.

Museu de Belas Artes

O primeiro museu estabelecido em St. Pete tem acervo com coleção que prioriza a pintura clássica norte-americana. Abriga mais de 4 mil obras de artistas clássicos e contemporâneos de todo o mundo. Incluindo Monet, Renoir, Henri, O’Keeffe, Cezanne, Gauguin e Rodin. Além disso, há também exposição fotográfica e um jardim dedicado a esculturas.

Foi fundado por Margaret Acheson Stuart (1896-1980), em 1965, com o objetivo aumentar e difundir o conhecimento e apreciação da arte. Tem ambiente elegante e agradável.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 17h; quintas, das 10h às 20h; e domingos, das 12h às 17h.

Chihuly Collection

Do premiado artista Dale Chihuly é outra atração quase que exclusiva de St. Pete. Apesar de suas obras estarem em coleções de mais de 200 museus pelo mundo. Incluindo o MET (Nova York) e o Louvre (Paris), além do teto do hotel Bellagio (Las Vegas).

Localizado na Beach Drive, coração da vibrante área turística de St. Pete, perto do cais e em frente ao North Straub Park. É dedicado às obras em vidro do artista norte-americano. As peças em exposição impressionam pela beleza e cores. Destaque para o “Candelabro de Pingentes de Cristal Vermelho-Rubi”. Além disso, algumas obras chegam a ter mais de mil partes de vidro. Uma das esculturas tem seis metros de altura e está logo na entrada do museu.

Administrada pelo Morean Arts Center, ocupa um edifício de 929 metros quadrados projetado pelo arquiteto Albert Alfonso. Em dias úteis, há visitas guiadas por especialistas a cada hora.

Horário de funcionamento: diariamente – fecha aos domingos pela manhã.

Morean Arts Center

Adquirindo o passe St. Petersburg Artes Experience é possível aliar a visita ao Chihuly Collection com um passeio ao Glass Studio & Hot Shop no Morean Arts Center. Portanto, uma ótima oportunidade para ver de perto sopradores de vidro criando peças originais. Além disso, você pode se inscrever para fazer a sua própria obra. A Hot Shop Personal Glass Experience é uma sessão de 30 minutos, particular, com uma demonstração artística que o ajudará a fazer seu próprio objeto de arte para levar de lembrança. Por fim, o local também é ideal para comprar objetos de vidro criados por artistas locais e regionais.

Museu Histórico

Ideal para que deseja conhecer a história de St. Pete desde o período pré-histórico. Fundado em 1920, está localizado próximo ao Píer. Além disso, tem uma réplica em tamanho real do Benoist, um famoso hidroavião que realizou o seu primeiro voo na região.

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h.

Imagine Museu

Instalado no Distrito Central de Artes de St. Pete, destaca o crescimento e diversificação do movimento contemporâneo da arte de vidros. São mais de 580 peças em exposição. Elas mostram a diversificação do movimento estúdio de vidro nos EUA desde a década de 1960.

Assim, a coleção apresenta peças dos pioneiros de Littleton e Labino até a arte inovadora e transcendente que está sendo produzida atualmente por artistas especialistas em vidro.

Horários de funcionamento: segunda-feira, fechado; terça, quarta, sexta e sábado, das 10 às 17h; quinta, 10 às 20h; e domingo, das 12 às 17h.

Museu do Holocausto

Construído para conscientizar as pessoas, o Florida Holocaust Museum tem como lema “lembrar, esclarecer e emancipar”. Reúne obras de arte que remetem à época do genocídio dos judeus europeus na Segunda Guerra Mundial, além de histórias de alguns sobreviventes. São três andares de exposições que compõem uma das mais vastas coleções dos EUA em memória ao Holocausto.

Primeiramente, no primeiro andar está a exposição permanente “História, Herança e Esperança”. Ela reúne objetos, fotos e vídeos sobre a ascensão gradual do antissemitismo até atingir o auge durante a ocupação nazista da Europa, na década de 1940. Porém, uma das peças que impressionam é um vagão de carga que era usado no transporte de prisioneiros judeus para os campos de concentração na Polônia.

O segundo andar é dedicado às exposições temporárias de artistas que têm alguma relação com o Holocausto. Também estão expostas obras de temática mais ampla, como as relacionadas à questão dos direitos humanos.

E, por fim, no terceiro andar, está o salão Kane’s Furniture, que abriga a exposição permanente Kaddish in Wood. Ela reúne entalhes em madeira, feitos pelo doutor Herbert Savel, que lembram fotografias de crianças francesas que sofreram durante o Holocausto.

Localizado no centro de St. Pete, oferece estacionamento gratuito para os visitantes. Crianças menores de seis anos têm entrada grátis, embora as exposições possam assustar os pequenos. Voluntários que possuem relações pessoais com o Holocausto ajudam os visitantes a esclarecer dúvidas sobre o tema.

Horário de funcionamento: diariamente, exceto em feriados especiais.

St. Pete Mural Tour

São mais de 70 murais urbanos de todos os tamanhos, formas e estilos. (Foto: Visit Florida)

Ao melhor estilo Wynwood (em Miami) dá para participar desse walking tour para conhecer alguns dos murais na área central da cidade. Atualmente são mais de 70 grafitagens. Ocorre aos sábados pela manhã. Porém, quem preferir, basta simplesmente pegar o mapa e curtir o passeio pelo Central Art District.

Museum of the American Arts and Crafts Movement

Por fim, o Museum of the American Arts and Crafts Movement. Inaugurado no outono de 2019, o museu é composto pela extensa coleção do empresário e colecionador Rudy Ciccarello. O prédio de cinco andares abriga móveis, cerâmicas, azulejos, trabalhos em metal, iluminação e fotografia. Bem como outras artes decorativas do movimento American Arts and Crafts do final do século 19 até o início do século 20.

Mais sobre St. Pete-Clearwater no site do destino em português.

Fotos:Visit St Pete-Clearwater e Roberto Maia/Travelpedia

Veja tambérm: Trilha da cerveja artesanal em St. Pete-Clearwater, na Flórida

Sair da versão mobile