O que pode?
- Permanecer onde vivemos, sem transitar entre as outras regiões e províncias. O governo limitou o território por área para evitar que o vírus se espalhe. Os únicos que podem transitar são: pessoas com autorização da justiça, ou que estão viajando para causas humanitárias, ou que estão recebendo cuidados médicos… Enfim, casos especiais.
- Pedir auxílio do governo, caso a pessoa tenha perdido o emprego. Ou esteja em demissão temporária por conta do Covid-19. Há um programa de ajuda financeira para todos nessa situação. Você pode e dever usar, caso se encaixe nas regras.
- Sair para correr, andar, praticar algum esporte ao ar livre. Se você estiver à 1.5m de distância da pessoa, está tudo ok!
- Ir à mercados, farmácias, estabelecimentos abertos. Pode ir aos comércios livremente, mas é necessário esperar nas filas e passar álcool gel nas mãos.
- Ligar no número 8-1-1 para ter assistência, caso tenha os sintomas.
O que não pode?
- Andar em trios e grupos. Você pode andar lado a lado de uma pessoa, porém mais do que isso, você pode ser multado pela polícia.
- Sair de casa para trabalhar em serviços não-essenciais. Todo mundo #ficaemcasa.
- Sair de casa sem motivo evidente: esporte, caminhada ou comércio. A polícia também está multando quem sai de bobeira também!
- Furar fila nos mercados. É necessário esperar sua vez, do lado de fora, em uma distância de 2 metros de uma pessoa para a outra. Leve luvas, máscara e álcool em gel, mesmo que isso (ainda) não seja obrigatório.
- Ir ao hospital sem assistência ou aviso prévio. Precisa ligar para o 811 antes.
Quais as tendências?
Aqui no Canadá, estão prevendo uma melhora em junho ou julho, se a gente continuar mantendo o período de reclusão do jeito que está. Confesso que sou mega otimista e acho que tudo vai melhorar em no máximo 2 meses, mas sei que pra isso, a mentalidsde de muitas pessoas precisam mudar.
O que eu estou sentindo?
Uma mistura de sentimentos. Ódio e raiva de quem acha que o COVID-19 é uma brincadeira, preocupação com as pessoas que eu amo, tristeza pelos que se foram, esperança de que tudo vai ficar bem, saudade de beijar e abraçar os amigos e família… Enfim! Estar longe essas horas dói ainda mais, mas estar ou não no Brasil agora não mudaria nada… Vamos ter força e fazer a nossa parte! #FICAEMCASA
É isso, pessoal… Eu completo um novo ciclo de vida, em meio de uma pandemia, mas com muita saúde e sendo grata por tudo. Obrigada aos meus leitores e ao TRAVELPEDIA por me acompanharem aqui desde 2016!
Um beijo e fiquem bem! 🙂