Ícone do site Travelpedia

Acessibilidade no turismo e no dia a dia é realidade no Japão

O Japão deu início aos Jogos Paralímpicos com uma mensagem de paz e inclusão. É o momento certo para falarmos sobre turismo e acessibilidade. Muito rico em cultura, história, tradição e modernidade, o país não tem medido esforços para se transformar em um destino turístico acessível a todos.

Graças aos esforços conjuntos do governo, autoridades locais e organizações sem fins lucrativos e aos investimentos em infraestrutura, o Japão se destaca como um destino preparado e seguro para receber a todos.

A Organização Nacional do Turismo Japonês – JNTO se une aos esforços e contribui com a divulgação de informações e o posicionamento do país como destino turístico seguro e preparado para receber turistas com deficiência, idosos e famílias com crianças pequenas.

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

A trajetória para esta realização teve início em 2006, quando a Nova Lei Livre de Barreiras (New Barrier-Free Law) foi promulgada com o objetivo de tornar edifícios, transportes e o ambiente em geral mais acessíveis para idosos e pessoas com deficiência. Em 2016, um plano de ação, o Plano de Ação do Design Universal 2020 (Universal Design 2020 Action Plan) foi aprovado e colocado em prática para tornar o Japão mais inclusivo e um lugar melhor para viver e visitar para que todos sejam bem-vindos ao país.

Entre as medidas colocadas em prática está a democratização do acesso à informação. Atualmente, os principais destinos japoneses estão desenvolvendo sites em inglês, com informações gerais sobre acessibilidade, além de dicas sobre acomodações, atrações, restaurantes etc. Também houve melhoria nos serviços dos pontos turísticos, com placas em braile, aluguel de cadeiras de rodas e equipes treinadas para atender a todos.

Pelo país, há também banheiros especiais para atender pessoas com deficiência, pessoas com dificuldade de locomoção, mulheres grávidas e idosos. Os toaletes possuem sanitários e lavabos acessíveis, corrimão, bancada para troca de roupas e fraldas, local especial para estomizados, entre outros.

Locomoção

Shikansen, o famoso trem bala japonês (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

A acessibilidade no transporte público no Japão também é uma realidade. A maioria das estações de trem no país não têm barreiras, possuem elevadores, escadas rolantes e equipe preparada para auxiliar. Os visitantes portadores de deficiências, que optam pela rede ferroviária, como a JR Rail Pass, adquirindo o passe conseguem viajar com tranquilidade e segurança.

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

A quantidade de táxis adaptados também tem aumentado no país. Apenas nas ruas de Tóquio, mais de 10% da frota são JPN Taxis, vans com portas automáticas, rampas e assentos móveis. Além disso, as ruas também estão preparadas para aqueles que gostam de explorar e preferem se locomover sem transporte público. As calçadas são lisas, possuem piso tátil e os semáforos têm alerta sonoro para travessia.

Hospedagem

Pousada no estilo ryokan (Foto: Sharon Ang/Pixabay)

Em relação à hospedagem, por determinação de lei, desde setembro de 2019, os novos hotéis com mais de 50 quartos devem ter infraestrutura para acomodar com conforto e segurança cadeirantes, com quartos adaptados, rampas e elevadores. Porém, além de grandes estabelecimentos, há hotéis menores e pousadas ryokan que também estão preparados para receber a todos. Alguns locais, inclusive, oferecem assistência para banho.

Para quem pretende relaxar em uma fonte termal, muitos hotéis que oferecem esta atividade têm banheiros com corrimãos e piso antiderrapante. Famílias e casais também podem reservar quartos com banheiros privativos ao ar livre ou alugar os banheiros do hotel por um dia.

Destinos acessíveis

São muitos os destinos e atrações acessíveis. Vários museus e galerias no Japão são livres de barreiras, têm banheiros para cadeirantes e sites multilíngues que fornecem informações detalhadas sobre acessibilidade. Locais como esses, que são administrados pelo governo, oferecem entrada gratuita para pessoas com deficiência e um acompanhante.

Os santuários e os templos possuem muitas escadas, mas uma grande quantidade já tem passagens e rampas para cadeirantes. Os parques de diversões também oferecem muitos serviços convenientes para famílias com crianças pequenas, bem como para pessoas com deficiência.

Para inspirar uma futura viagem, seguem dicas de alguns destinos que valem a pena serem explorados.

Tóquio

Foto: ©Tokyo Convention & Visitors Bureau/divulgação

Uma das principais portas de entrada do Japão, a capital se destaca no quesito acessibilidade. Tóquio oferece 30 opções de rotas acessíveis que conectam pontos turísticos. É possível conhecer a Baía de Tóquio, o distrito de Asakusa e o Templo Sensoji, a Tokyo Tower, o Santuário Atago-jinja, o Museu de Ciência, a Tokyo Skytree, o bairro Akihabara onde a cultura pop japonesa e lojas de eletrônicos se concentram, parques e jardins japoneses, entre outras muitas atrações.

A cidade possui um site em inglês dedicado ao turismo acessível – veja aqui .

Hiroshima

Foto: Hiroshima Convention & Visitors Bureau/divulgação

A capital da província de mesmo nome é muito conhecida por sua história na Segunda Guerra Mundial, e por ter sido alvo de uma bomba nuclear. Hoje, Hiroshima reconstruída e seu entorno oferecem muitos atrativos acessíveis a todos, como o Memorial da Paz e Miyajima, uma ilha localizada a uma hora da capital que é patrimônio mundial da Unesco e famosa pelo portão Torii gigante do Santuário Itsukushima, que parece flutuar na água na maré alta. As atrações possuem estrutura adequada para receber turistas com deficiência.

Okinawa

Foto: ©Okinawa Convention&Visitors Bureau/divulgação

Conhecida como o Caribe do Japão, o arquipélago de Okinawa possui diversas atividades e praias paradisíacas que recebem bem os turistas com deficiência com fácil acesso, rampas e instalações adequadas para todos. Como destaque estão as praias de Sukuchi na Ilha de Ishigashi e Bibi na ilha de Itoman. Além disso, os resorts também estão preparados para receber a todos.

Na província de Okinawa o Centro de Informações Turísticas para idosos e pessoas com deficiência tem em seu site Accessible Okinawa informações sobre as diversas atrações de suas ilhas.

Serviço

Mais informações sobre turismo e acessibilidade no Japão:

Japan Travel

Accessible Japan Tourism Center

Accessible Japan

Accessible Travel Japan

Accessible Transportation

Informações sobre viagens

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19.

Foto do destaque: Tony Laws/Pixabay

.

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM  
Muita gente esquece de incluir o seguro viagem no planejamento de viagens. Mesmo significando pouco financeiramente, a falta dele pode colocar em risco aquela viagem dos sonhos. Então a nossa dica é sempre contratar o serviço quando for viajar. E não importa o destino. Seja para o outro lado do mundo ou para aquela fugidinha de final de semana. Sugerimos o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance, empresa parceria do TRAVELPEDIA  há vários anos. Com mais de 30 anos no mercado de turismo, oferece uma ótima cobertura para viagens nacionais e internacionais e atendimento em português 24 horas.
Clique aqui para adquirir o melhor seguro para a sua viagem.

.

MATÉRIAS RELACIONADAS
Cinco lugares de beleza extraordinária no Japão em qualquer época do ano
Seis razões para escolher o Japão para a viagem de lua de mel
Primavera no Japão encanta com espetáculo de flores e cores variadas
Nada Gogo e os segredos da maior produtora de saquê do Japão
Tradições do Ano Novo no Japão
Sair da versão mobile