Ícone do site Travelpedia

Achadinhos imperdíveis na Chinatown de Manhattan em Nova York

NOVA YORK – Quando se fala de Chinatown, as palavras que vem em mente são bolsas falsas e souvenires baratinhos. Certo? Bom, é bem isso mesmo, se caminhar pela Canal Street, certamente você vai encontrar esses dois itens nas centenas de lojinhas espalhadas por essa avenida. Contudo, decidi fazer uma imersão nesse bairro que conta com aproximadamente 90 mil habitantes.

A Chinatown de Manhattan também é considerada um dos enclaves étnico chinês mais antigos, porém as maiores concentrações asiáticas em Nova York são no Queens, seguida do Brooklyn, e depois Manhattan, devido aos valores do aluguel na ilha, que são consideravelmente mais altos.

Além dos artigos de souvenires, casas de chá e locais para provar o famoso pato laqueado ou os saborosos dim suns, a Chinatown é capaz de inserir você na cultura asiática como se de fato estivesse em algum destino da Ásia.

Um grupo do Facebook ao qual faço parte me desafiou a encontrar lugares inusitados no bairro, e por isso, lá fui eu bater pernas em busca de lojinhas e restaurantes diferentes do “comum”. Munida do meu bloquinho de notas e uma caneta, segui direto em direção a Mott St., a minha rua preferida do bairro, por considera-la mais tradicional e, por tabela a mais charmosa. O desafio deu tão certo que acabei me surpreendendo com o que vi. Tanto que já inseri minhas descobertas nos meus roteiros personalizados, e agora divido aqui com vocês no Travelpedia:

Bassanova Ramen (na 76 Mott) – Os ramens se tornaram febre aqui em Nova York. Considerados “cheap eats”, um bowl satisfaz bem e é barato. O Bassanova veio de Tóquio, no Japão, mais precisamente da região mais famosa pelos ramens, Setagaya. Suas sopas, cozidas por mais de 12 horas com partes de porco são uma delícia. Não deixe de provar as especialidades da casa: Tondaku Ramen e Tondaku Green Curry Ramen. Ah! Fica a dica, a casa só aceita dinheiro.

Uniqulee (na 36 Mott) – Com artigos únicos e joias / bijoux vintage, essa loja é o que podemos chamar de “hidden gem” – um achado -, e bem no coração da Chinatown. As peças comercializadas por lá tem curadoria especial de todas as partes do mundo.

YunHong Chopsticks Store (na 50 Mott) – A matriz dessa loja fica em Pequim e foi a responsável pela produção dos hashis oficiais das Olimpíadas de 2008. Com mais de 200 opções, variam de plástico até de marfim com pontas de prata. Se procura um hashi, ou presente original, não deixe de visitá-la!

Pecking Duck House (na 28 Mott) – Esqueça os patos laqueados fumegantes expostos nas janelas. Com uma entrada impecável, e um serviço de mesa com toalhas brancas, o Pecking Duck House é o lugar que você leva para impressionar. O famoso prato chinês é a especialidade da casa e são esculpidos do lado da mesa pelo chef. As porções são generosas, então vá preparado.

Wing on Wo & Co (na 26 Mott) – Essa tradicional loja de antiguidades está há mais de 90 anos no mercado e conta com itens únicos da porcelana chinesa. Não é mais uma “lojinha” e sim “O” local para artigos de decoração.

Ten Rens Tea Time (na 73 Mott) – O chá, tipico da cultura asiática, é levado muito a sério. A Ten Rens foi criada em 1953 e conta com filiais em outras Chinatowns da Big Apple (Queens e Brooklyn). Os produtos são made in Taiwan, devido ao seu clima propício para a agricultura das folhagens. O problema é conseguir escolher um sabor olhando a variedade de barris de chás na loja. Boa sorte!

 

Fotos: Commons e divulgação
*Nossa traveler Patricia Toussie, a Nyorquina, monta roteiros personalizados, onde organiza o dia a dia de cada viagem baseada no perfil de cada cliente. Além disso, oferece serviços de concierge e descontos em atrações.
Sair da versão mobile