O SeaWorld Entertainmnet, anuncia hoje, dia 17/03, que as orcas que estão atualmente sob os cuidados da empresa fazem parte da última geração, já que a companhia irá finalizar todos os projetos de reprodução desde já. O encerramento é, há muito tempo, o objetivo de muitas organizações defensoras dos animais.
A empresa também introduzirá novas formas inspiradoras de encontros com as orcas, substituindo os shows teatrais, como parte de seu comprometimento com a educação, pesquisa sobre a vida marinha e resgate de animais. Esses novos programas serão focados nos exercícios para enriquecimento da saúde e do bem-estar desses animais.
A mudança terá início no ano que vem no parque de San Diego, na Califórnia, seguido por San Antonio, no Texas, e Orlando, na Flórida, em 2019.
Com relação a atual população de orcas, incluindo Takara, que ficou grávida no ano passado, elas vão seguir vivendo nos habitats dos parques da companhia, onde recebem os mais altos níveis de cuidados baseados nas mais recentes descobertas da medicina veterinária e da ciência e com as melhores práticas zoológicas.
A empresa reafirma o seu comprometimento de não retirar mamíferos marinhos da natureza. A companhia não coleta orcas do ambiente selvagem há mais de 40 anos e as que vivem no SeaWorld nasceram lá ou passaram a maior parte de suas vidas sob cuidados humanos. Essas orcas não poderiam sobreviver nos oceanos ou ambientes que oferecem ameaças como poluição e outros danos causados pelo homem.