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Companhias aéreas brasileiras se unem em movimento inédito

A união faz a força, já diz o ditado popular! Durante a pandemia, responsabilidade se tornou a palavra de ordem. E atingiu um grau de relevância não antes medido ou imaginado. A conjuntura desafiadora e a sensibilização da sociedade frente a uma crise mundial sem precedentes convocaram a todos a tomarem posição quanto a questões pessoais, profissionais, sociais e públicas. E cada movimento agora é devidamente pensado e analisado.

E na aviação comercial, esse serviço tão essencial à população e ao País, não foi diferente. No início, em março, a responsabilidade instigou a empatia e a solidariedade. Do questionamento surgiu a atitude das maiores companhias aéreas brasileiras de oferecer a gratuidade no transporte aéreo dos profissionais de saúde, que precisam seguir em movimento. Se locomovendo a outras cidades e estados brasileiros para tratar os doentes do Covid-19, um benefício oferecido até os dias de hoje.

Agora, em um movimento inédito e especial, que coloca em segundo plano a competitividade e abre espaço a uma ação colaborativa em prol do bem comum, as mais destacadas aéreas nacionais − Azul, GOL, Latam e VoePass − se unem para operar, em conjunto, um voo ainda mais alto. Uma missão! A de reforçar o compromisso comum: a preocupação com a saúde e a segurança de quem opta por voar durante o período atual. Nesta chamada retomada.

Seja o passageiro que precisa visitar a família que está distante, aquele que se desloca para realizar um trabalho ou os que querem desfrutar dias de lazer. O movimento conjunto tem como propósito reforçar que, o momento mágico representado por um voo venha sempre imbuído de tranquilidade e bem-estar, e não de medo e incertezas.

© Shuttestock

Lançando mão de procedimentos recomendados pelos órgãos competentes, as quatro empresas almejam esclarecer a sociedade sobre todas as medidas tomadas desde o início da pandemia. Para que voar continue sendo um ato muito seguro, mesmo em tempos difíceis como os que estamos vivendo.

Assim sendo, da presença de um poderoso sistema de filtro de ar nas cabines, o HEPA (High Efficiency Particulate Air), à desinfecção de grau hospitalar das superfícies internas dos aviões, todos os esforços se dão de forma a minimizar a possibilidade de contaminação pelo Covid-19 em terra e no ar.

“Estamos ansiosos pela retomada, mas, antes de tudo, estamos preocupados com o bem-estar dos nossos clientes. O fato de estarmos juntos nesse movimento inédito é a prova de que, mais do que nunca, o que nos move é segurança, saúde e satisfação de todos. Neste momento, iniciativas isoladas só vão atrasar a recuperação do setor. Temos de pensar de uma forma sistêmica.”, afirma o CEO da GOL, Paulo Kakinoff.

© Divulgação/GOL

Já sobre as medidas aplicadas pela Azul, o presidente da companhia, John Rodgerson, ressalta: “Adotamos procedimentos de limpeza que estão alinhados com as recomendações da Iata. Bem como todos os suprimentos utilizados têm aprovação da Anvisa.”. O executivo ainda lembra que, mesmo durante a pandemia, nos últimos 6 meses, a Azul não deixou de voar (assim como a GOL e a Latam). “O Brasil precisou e precisa das aéreas, sempre. É tempo de olhar para a frente, temos de voar juntos. Estamos reunidos para salvar nossa indústria.”

De acordo com o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, neste ano de 2020 as companhias aceleram projetos que vão continuar a transformar a experiência dos viajantes. Ou seja, com mais inovação e tecnologia para tornar as viagens aéreas ainda mais simples e seguras, do check-in ao desembarque. “Quero dizer a cada um de nossos clientes que, se você precisar voar, conte conosco. Estamos preparados para te receber com segurança. Já são 6 meses desde que mudamos totalmente a nossa forma de voar e atender os passageiros em todas as etapas de viagem. Se o avião já era o ambiente mais seguro entre todos os meios de transporte, neste ano ele ficou ainda mais. Esse é um processo sem volta e vamos além!”, comenta o executivo.

© Divulgação/Azul

O presidente da VoePass, Eduardo Busch, ressalta que as dificuldades serão superadas. “Nosso objetivo neste momento, além de prover a máxima segurança para os colaboradores e passageiros, é participar da retomada da economia do País. Acreditamos que pensando e trabalhando em conjunto, com os mesmos valores e objetivos, conseguiremos vencer essa crise.”

Conheça a seguir, em detalhes, os procedimentos adotados pelas quatro companhias. Para que o processo de recuperação do setor aéreo brasileiro seja consciente, responsável, próspero e, principalmente, seguro.

Medidas de segurança da GOL

É possível realizar absolutamente todas as etapas da viagem usando o celular ou o tablet. Isso inclui a compra da passagem, o check-in e o próprio embarque. A GOL incentiva o uso dos canais digitais, mas se por algum motivo não for possível, todas as medidas de segurança foram tomadas também para o atendimento presencial.

A companhia lançou, em julho, o check-in diretamente no WhatsApp. Também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual, com comunicações personalizadas para clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram a confirmação, colaborando para evitar aglomerações.

© Pixabay

Medidas extraordinárias foram adotadas em prol de clientes e colaboradores, começando pelos aeroportos. Com distanciamento nas filas, incorporação de proteções de acrílico no check-in, desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo, além do fechamento da sala VIP dos aeroportos.

Por outro lado, vale lembrar que as novas medidas de segurança aumentam o tempo de deslocamento no embarque. Com isso, a GOL solicita aos passageiros que façam o check-in online/via aplicativo com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. Se mesmo assim for necessário ir ao balcão, inclusive para despachar mala, a empresa antecipa a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando o processo até 1 hora antes da abertura do portão.

A utilização de máscaras é obrigatória para todos, exceto crianças com menos de 2 anos e pessoas com necessidades especiais ou deficiência cognitiva, que são orientados caso a caso. Tripulantes também devem usar máscaras em todos os voos. Bem como luvas, sempre que houver qualquer possibilidade de contato físico com outras pessoas, como fornecedores de serviço de bordo ou clientes durante o embarque e o desembarque. Nos voos, há álcool em gel à disposição para a higienização das mãos.

© Shutterstock

Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante paradas em solo e pernoites. Com atenção redobrada aos assentos e braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

O ar que circula dentro da aeronave é uma mistura do ar puro com o ar re-circulado da cabine, que é filtrado. Existe também uma válvula que devolve ar para fora da aeronave, o que garante a recirculação e renovação constantes. As aeronaves são equipadas com o sistema de filtro de ar de alta eficiência HEPA, que promove a troca total do ar de toda a cabine a cada 3 minutos. Ele filtra 99,97% das partículas nocivas, como vírus e bactérias, permitindo a circulação de um ar sempre mais saudável. O funcionamento, em detalhes, pode ser conferido nesta animação: http://tiny.cc/pibksz

Desde o início de junho, a companhia vem retomando, gradualmente, o serviço de bordo, com snacks (entregues no desembarque) e água sob demanda ao longo de todo o voo. Não há neste momento as vendas a bordo. As revistas foram retiradas dos bolsões e agora são entregues sob demanda, embaladas individualmente, sugerindo aos passageiros que as levem para casa após o voo.

Durante o desembarque, os comissários solicitam que todos permaneçam sentados e organizam a saída por fileiras. Medida que elimina a aglomeração natural que acontece no momento da saída.

Azul: medidas de higiene e segurança em voos

© Pixabay

Desde o início da pandemia, a Azul adotou uma série de novos protocolos para garantir a segurança e a saúde de tripulantes e passageiros. Como a medição de temperatura. A companhia mede a temperatura de seus funcionários. A análise é realizada antes do início de cada turno de trabalho. E sem que haja qualquer tipo de contato físico entre quem o realiza e quem terá a temperatura aferida. Tripulantes em estado febril são dispensados e orientados a seguir os protocolos médicos;

Uso de máscaras: é obrigatório tanto para clientes quanto staff em solo e a bordo. A medida traz mais segurança a bordo e diminui as chances de contágio até mesmo por pessoas assintomáticas.

Check-in: a Azul vem orientando os passageiros a realizarem através do aplicativo da companhia, disponível para iOs e Android. Tendo o check-in pronto pelo mobile, os Clientes não precisam manusear papéis e/ou passar pelos balcões de check-in;

Despacho de bagagem: para quem precisa despachar, a sugestão da empresa é realizar o check-in pelo app e utilizar as mesas de autoatendimento para etiquetagem de bagagem, disponibilizadas pela companhia em alguns aeroportos do país;

© Reprodução de vídeo oficial da Azul

Embarque: em maio a empresa lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo que garante o distanciamento social em tempos de pandemia. Já que posiciona cada convocado para o embarque a 4 metros de distância entre si. Nos aeroportos que ainda não contam com a tecnologia, a Azul orienta seus clientes a seguirem a sinalização de distanciamento social colocada pelas administradoras aeroportuárias.

Limpeza das aeronaves: os procedimentos em seus aviões estão alinhados com as recomendações da Iata e todos os suprimentos utilizados têm aprovação da Anvisa. Ao término de cada etapa, a equipe de limpeza desinfeta todos os locais em que os viajantes possam ter contato. Como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas, banheiros e bagageiros da cabine. Durante a limpeza profunda e completa das aeronaves, que ocorre durante à noite, os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley, e os lavatórios recebem uma desinfecção minuciosa e completa.

Serviço de bordo: continua, mas passou a ser realizado no desembarque do voo para garantir a utilização da máscara durante toda a viagem. A empresa também manteve a distribuição de mantas e travesseiros. Contudo, a entrega dos fones de ouvido foi suspensa e a Azul orienta a cada passageiro usar o seu próprio.

Desembarque: seguindo recomendações da Anvisa realiza por fileiras para não causar aglomeração. Quando as portas se abrem, os clientes são orientados a só levantarem e pegarem a bagagem quando for a vez deles de desembarcar.

Latam: uma nova forma de voar mais rápida e segura

© divulgação/Latam

A empresa, desde o início da pandemia, agiu proativamente para assegurar o cuidado com as pessoas, elevando seus níveis de segurança sempre em concordância com as autoridades sanitárias dos países em que opera. Assim como com as recomendações da Iata e Organização Mundial de Saúde (OMS). Confira neste vídeo todos os protocolos de segurança da Latam para a viagem de seus clientes .

Nos próximos 45 dias, a companhia também deve lançar no Brasil inovações em aeroportos e em sua plataforma (site e aplicativo) para assegurar ao cliente uma experiência de viagem ainda mais simples e segura.

Confira abaixo as medidas já adotadas pela companhia:

VoePass: novos protocolos sanitários

Dentro das recomendações da Anac, Anvisa e autoridades mundiais de saúde, as operações da VoePass Linhas Aéreas cumprem medidas especiais de limpeza e sanitização das aeronaves. Incluindo cabine dos pilotos, poltronas, botões, banheiros, saídas de ar condicionado, corrimão de escadas, maçanetas e outros, utilizando no processo álcool em gel e desinfetantes de padrão hospitalar.

O tempo de solo das aeronaves entre os voos programados foi estendido em todas as operações. Para assim permitir que as equipes possam realizar os procedimentos antes do início de cada nova etapa de voo. Além disso, as aeronaves utilizam seu sistema de renovação de ar, que realiza a cada 5 minutos a troca de 100% de todo o volume da cabine da aeronave constantemente durante todos os voos.

Nas manutenções de pernoite, procedimentos de limpeza profunda são realizados de forma complementar. Além das medidas de limpeza e desinfecção, a tripulação e todos os colaboradores usam equipamentos de proteção individual. Os passageiros também são obrigados a utilizar máscaras desde a chegada ao aeroporto até durante os voos.

A obrigatoriedade também foi implementada para todos os funcionários em terra e para aqueles que trabalham no escritório, visando a proteção de todos os colaboradores da empresa, independentemente da área.

© Shutterstock

Álcool em gel está sendo disponibilizado no balcão de check-in, salas de embarque e dentro das aeronaves. O serviço de bordo está temporariamente suspenso durante os voos. Um novo exemplar da revista de bordo é entregue individualmente a cada passageiro, que fica a cargo de levá-lo consigo após o voo.

Outra medida implementada foi o desembarque setorial, seguindo um plano de organização de setores e de assentos para facilitar a saída da aeronave sem a formação de aglomeração no corredor. Sempre que possível, a marcação dos lugares é feita respeitando a distância segura entre os assentos utilizados por cada passageiro.

Por fim, a companhia disponibiliza um novo aplicativo gratuito, que facilita os procedimentos de embarque. Com ele, é possível fazer o check-in e utilizar o celular para apresentar o cartão de embarque eletrônico. O app está disponível para download nas plataformas iOS e Android e atende aos passageiros que adquiriram bilhetes nos canais de venda da VoePass (site e agências de viagem).

Foto do destaque: Shutterstock

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