A Agência Nacional de Aviação Executiva (Anac) concedeu ao São Paulo Catarina Aeroporto Executivo a autorização para operar voos internacionais. Localizado em São Roque (SP), a partir de agora, passa a ser denominado São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional. O empreendimento da JHSF é dedicado exclusivamente à aviação executiva.
A cerimônia de internacionalização, que aconteceu no dia 24 de junho, contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; do secretário nacional substituto de Aviação Civil, Carlos Eduardo Resende Prado; do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman; do diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil, Rafael Botelho; e do superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil, Giovano Palma.
Agora, o São Paulo Catarina torna-se o primeiro aeroporto internacional totalmente privado do Brasil a operar como aeródromo público sob o regime de autorização, com a permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil. Também se consolida como a mais atrativa e moderna porta de entrada para viajantes que vêm a São Paulo a negócios.
A mudança vai permitir que os clientes realizem decolagens e pousos de voos internacionais no mesmo aeroporto em que o avião tem sua base, reduzindo custos e tempo de deslocamento da aeronave para outros aeroportos. A mudança também facilita chegadas e saídas domésticas e internacionais, com a utilização de pátios contíguos.
Pista maior que a do Aeroporto de Congonhas
O São Paulo Catarina conta com uma pista de 2.470 metros e tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano com a infraestrutura necessária para receber com conforto e segurança jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.
Desenvolvido e operado pela JHSF, o São Paulo Catarina foi inaugurado em dezembro de 2019 e atingiu a plena de capacidade dos seus hangares já no seu primeiro ano de operação. Com isso, no final de 2020, o plano de expansão do empreendimento foi antecipado em cerca de um ano elevando a capacidade para 16 mil m² distribuídos em cinco amplos e modernos hangares e mais de 39 mil m² de pátio.
Planos ambiciosos para o futuro
O aeroporto pode operar 24 horas (inclusive por instrumentos IFR) sem restrição de horários de operação. Tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano. Localizado no Parque Catarina, no km 62 da Rodovia Presidente Castello Branco, está a aproximadamente 35 minutos de carro da cidade de São Paulo.
Além do aeroporto, abriga o Catarina Fashion Outlet, com as melhores marcas nacionais e internacionais. Está nos planos as construções do Catarina Resort, hotel com espaços para eventos e completa estrutura de lazer; do Catarina Town, um empreendimento com área total superior a 1 milhão de m2 que integra áreas corporativas, hotel, lojas, serviços e residências em um novo polo de negócios, tecnologia, conhecimento, bem-estar e sustentabilidade; e a Villa XP, área de 750 mil m2 que abrigará a sede da XP Inc. em 2022.