Neste momento no qual a angústia e as incertezas afetam a todos, o CEO da Affinity Seguro Viagem, Marilberto França, faz um balanço das ações implementadas pela empresa. Bem como avalia o cenário e os impactos da pandemia de coronavírus na indústria turística. Além de fazer um alerta sobre as fake news. Confira!
Com relação ao mercado de seguro viagem neste momento, o executivo ressalta como o setor foi um dos primeiros a serem atingidos pela crise. “A situação hoje é que as vendas nas agências, operadoras, companhias aéreas e empresas de seguro viagem caíram abruptamente. Um verdadeiro tsunami, que paralisou a indústria turística deixando-a praticamente inerte. E apenas quem souber administrar essa nova realidade vai conseguir sobreviver”, comenta.
O CEO da Affinity ainda reforça o desejo de todos da área para o segundo semestre: “esperamos que a demanda volte a crescer, mas isso vai acontecer de forma lenta e diferenciada. As projeções apontam que o PIB do setor de turismo no Brasil deve sofrer uma queda entre 30% e 40% no faturamento em 2020 em relação ao ano passado. E garanto, nós estamos preparados para isso”, disse.
Com relação as medidas adotadas pela Affinity diante desta nova realidade, Marilberto França reforça o desafio de cada gestor em conseguir fazer o melhor possível para equilibrar essa queda de vendas, reduzindo os custos fixos. “Para isso tivemos que tomar decisões rápidas. Adotamos o home office logo no início da declaração de pandemia e percebemos que esse tipo de sistema funciona muito bem. Desta forma estamos apostando em uma maior comodidade, economia e conforto para nossos representantes. Manteremos os dois escritórios centrais da matriz no Rio de Janeiro e da filial em São Paulo. Além disso, contamos com profissionais altamente qualificados, conhecedores do seguro viagem e que contribuem para que sejamos uma empresa diferenciada neste mercado”, comenta.
Na visão do executivo, a pandemia do Covid-19 será um divisor de águas e esta mudança será irreversível. “Teremos um outro mundo, diferente daquele que estávamos acostumados. Vamos ter que reaprender sobre muita coisa, porém, o mais importante é estar bem estruturado e usar o aprendizado, a tecnologia e o conhecimento a nosso favor”, afirma Marilberto França.
Com relação as muitas fake news sendo espalhadas pelas redes sociais. O conselho do CEO da Affinity é confiar nos veículos sérios do turismo. Bem como não repassar informações sobre as quais não se tem conhecimento ou certeza. “Busque as fontes confiáveis. Atualmente, mais do que nunca, os profissionais do setor devem estar bem informados e acompanhando cada evolução conquistada diariamente”, finaliza.