Ícone do site Travelpedia

Confira o que vem por aí no Balé de Nova York!

Sara Mearns aloft in Serenade Choreography George Balanchine © The George Balanchine Trust New York City Ballet Credit Photo: Paul Kolnik studio@paulkolnik.com nyc 212-362-7778

Uma das principais companhias de dança do mundo, o New York City Ballet (NYCB)  é um dos integrantes do portfólio da The Broadway Collection. Ou seja, viajantes brasileiros podem comprar seus ingressos com antecedência em agências e operadoras parceiras. Formado por 90 dançarinos de prestígio e uma orquestra com 62 membros o NYCB está sob direção artística de Peter Martins.

O New York City Ballet foi estabelecido pelo dramaturgo Lincoln Kirstein e pelo coreógrafo George Balanchine. A companhia desenvolveu o conceito de balé clássico em performances culturais e influenciou a dança internacionalmente. O estilo de balé contemporâneo incluía histórias dramáticas ao lado de formas tradicionais de dança russa, francesa e italiana. Atualmente, a diretora executiva Katherine Brown mantém a visão de promover a excelência criativa e nutrir uma nova geração de dançarinos e coreógrafos. A argentina Ana Sophia Scheller é a única bailarina da América do Sul.

Próxima temporada

Serão apresentados trabalhos contemporâneos e originais baseados em elementos clássicos. O destaque da primavera de 2018 será Robbins 100, uma celebração centenária das figuras artísticas Jerome Robbins e Leonard Bernstein.

Temporada de Inverno de 2018, de 23 de janeiro a 4 de março, apresentará versões de balé clássicas, coreografadas pelo co-fundador da NYCB George Balanchine e músicas de compositores internacionais. Apollo, o mais antigo balé criado por Balanchine, inclui música do compositor russo Igor Stravinsky e Divertimento No. 15 apresenta a música de Mozart.

Por fim, a Temporada de Primavera de 2018, de 24 de abril a 3 de junho, apresenta Robbins 100, obra inspirada na coreografia do legendário coreógrafo Jerome Robbins e no compositor americano Leonard Bernstein. A estreia mundial, dirigida pelo coreógrafo residente da NYCB Justin Peck, refletirá o estilo de coreografia de Robbins e a música de Bernstein, como Fancy Free e West Side Story Suite. Robbins e Bernstein serão celebrados por suas colaborações inovadoras e pelo seu impacto eterno no mundo da dança e da composição musical.

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile