A 18ª edição do Festival Mundial de Circo abre o calendário no dia 9. As apresentações serão em teatros e ruas, além de um laboratório em formato de residência dedicado ao aprimoramento da arte circense. A programação conta com espetáculos do Brasil e da França, criados a partir de técnicas variadas com a proposta de mostrar ao público a dimensão e diversidade do circo contemporâneo.
A abertura do Mundial de Circo é com o concerto Pour Deux Clowns da cia Les Rois Vagabonds, da França, no Galpão Cine Horto. A montagem propõe um olhar diferenciado para a palhaçaria. Todas as atrações do festival são gratuitas ou a preços populares. O evento encerra a passagem pela cidade no dia 18 de agosto.
No dia seguinte a abertura do Mundial de Circo, Belo Horizonte se transforma na capital da gentileza, com o Festival Verbogentileza, realizado de 10 a 12 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigência, região centro-sul. A terceira edição do evento terá workshops, cinema ao ar livre, feiras, ioga, oficinas, intervenções cênicas, espaço gastronômico e música.
A marca registrada do Verbogentileza, o Portal da Gentileza, está confirmado nesta edição. A instalação de fitas coloridas terá 547 fitinhas impressas com 4 m de altura. A entrada é gratuita e a proposta do evento é fazer um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.
Já nos dias 17 e 18, é a vez do Transborda ocupar a Autêntica, A Obra e dois palcos que serão montados no Portal Iemanjá, na orla da Lagoa da Pampulha. Em sua sétima edição, o destaque é a banda Alucinaciones em Família, do Uruguai. Também estão no line up Lamparina e a Primavera da Lua, Confeitaria, Fernando Motta, Vitor Brauer, Larissa Conforto, Duda Beat, Sant, El Efecto, Posada e o Clã, E a Terra Nunca me Pareceu Tão Distante. Os preços dos ingressos para as apresentações nas casas noturnas serão divulgados em breve. Na Lagoa da Pampulha, a entrada é franca.
Um dos maiores eventos do mês é o encontro dos Festivais Sarará e Sensacional que será realizado no dia 18, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão. A curadoria do evento buscou reunir em sua programação grande diversidade de manifestações culturais. Mantendo a proposta de apresentar ao público a música independente de qualidade e valorizando a produção autoral local. E, para comandar a multidão, estão confirmados Criolo, Graveola, Nação Zumbi, Johnny Hooker, Gloria Groove, Pequena Morte, Maíra Baldaia, Dolores 602, Biltre, Muntchako e DeSkaReggae Sound System.
Encontros musicais também serão realizados no Sarará + Sensacional, o cantor Emicida canta acompanhado da sua convidada, a Drik Barbosa. A cantora Mallu Magalhães divide os vocais com Maria Gadú. Lagum se apresenta com a dupla Hot & Oreia, Masterplano convida Teto Preto e Daparte convida LG Lopes. O Samba do Quintal realiza uma edição especial no encontro dos festivais com Oi de Gato, Cinara Ribeiro e Bloco dos Pescadores. Atrações internacionais também desembarcam no Mineirão: Tercer Tipo e Manu da Banda, ambas do Chile, se apresentam no Sarará + Sensacional.
Serão montados três palcos e duas tendas na Esplanada do Mineirão. Os ingressos estão à venda por R$ 25 (inteira) e podem ser adquiridos no site sympla.com.br, Benfeitoria, Burger Lab e Lojas Farm Boulevard Shopping, BH Shopping e Pátio Savassi. A classificação do festival é 16 anos. Menores têm acesso ao evento acompanhados de pai ou mãe e crianças de até 7 anos não pagam ingresso.
O Mirante Beagá, no Olhos D’Água, recebe o Breve Festival no dias 25 e 26. Caetano Veloso, Pablo Vittar, Iza, Mano Brown, Baiana System, Tropikillaz, Young Lights, Rincon Sapiência, Letrux, Djonga, Dónica, Carne Doce e Teach me Tiger são as atrações. O evento também realizará uma série de experiências para o público com gastronomia, arte e produtores locais.
E a agenda movimentada continua…
O mês de setembro também será agitado na programação cultural de Belo Horizonte. Três grandes festivais já estão confirmados: Musimagem, Festeja Brasil e FIT, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua. De 6 a 9 de setembro, o CCBB recebe a quarta edição do Festival Musimagem, o primeiro festival dedicado exclusivamente à música para imagem. Grupos de trabalho, palestras, workshops, mesas de debate e concerto são alguns dos destaques da edição deste ano.
Bruce Broughton é o convidado internacional. A abertura será com vídeo mapping na fachada do Centro Cultural. Também está na programação do Musimagem um concerto da Orquestra Ouro Preto. Todas as atividades são com entrada franca.
Para os fãs do sertanejo, a pedida do mês será o Festeja Brasil 2018 no Mineirão, no dia 8 de setembro, às 15h. Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Léo Santana, Maiara & Maraísa, Gusttavo Lima, Dennis DJ, Naiara Azevedo e César Menotti & Fabiano são as atrações da festa. Os ingressos já estão à venda.
Já o FIT confirmou a data da edição 2018 para 13 a 23 de setembro. A programação completa e outras informações sobre o Festival Internacional de Teatro serão divulgadas em breve pela produção do evento.