A Air Europa operou o voo comercial de passageiros mais longo de sua história. De Los Angeles a Bali, sobrevoando o Pacífico de oeste a leste. Percorrendo mais de 7.600 milhas náuticas em menos de 17 horas! O voo fez parte da operação de repatriação e carga de material, com o qual a companhia aérea deu a volta ao mundo, atravessando um total de 20.389 milhas náuticas.
Com o avião mais moderno e eficiente da Air Europa, o Boeing 787-9 Dreamliner, a operação teve início na quinta, 14 de maio, com um voo de posicionamento entre Madri (Espanha) e Los Angeles (Estados Unidos), de onde partiria para Bali (Indonésia), em um voo de repatriação de 175 passageiros.
Com o percurso, a companhia alcançou um marco histórico e se tornou a primeira companhia aérea espanhola a realizar essa rota de oeste a leste. A fase seguinte conectou Bali a Singapura, onde o avião aterrissou no domingo, 17 de maio, para coletar carga e levá-la a Madri. Em um voo de longo curso, sobrevoando a Índia, o Sri Lanka, a Arábia Saudita, o Omã, o Egito, a Grécia e a Itália.
Com exceção do trajeto entre Bali e Singapura, de pouco mais de mil milhas náuticas, os restantes dos voos foram realizados cumprindo com a certificação ETOPS, que a empresa possui para voos de longa distância com aviões de dois motores. Que exige estabelecer aeroportos alternativos em diferentes pontos da rota. Desta forma, para a primeira fase do voo foram definidas diferentes opções como os aeroportos de Lajes (Açores), St Johns (Terranova), ou Calgary (Canadá).
De Los Angeles a Bali, a Air Europa sobrevoou o espaço aéreo de Oakland ATRCC e como aeroportos alternativos foram selecionados Honolulu (Havaí), Midway (em um Atol de mesmo nome) e a Ilha de Guam. Já para o trajeto entre Singapura e Madrid, foram selecionados Yakarta e Mattala (ambos no Sri Lanka) e Dubai.
O Dreamliner, com seis tripulantes de voo e nove tripulantes de cabine a bordo, aterrissou no Aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas na madrugada de domingo, 17. Tanto a tripulação como as diferentes áreas que participaram na programação, consideraram a operação um “grande sucesso” ao ter realizado todo o percurso previsto em diferentes espaços aéreos sem nenhuma incidência.