Para a temporada de verão europeu (31 de março a 27 de outubro), a Air France-KLM continua sua estratégia de ampliar a presença em território brasileiro. O grupo chegará a uma operação diária em Fortaleza, combinada entre os 3 voos da Air France e as 4 frequências semanais da KLM. E, a partir de 26 de junho, a Air France assume a operação antes feita pela Joon na capital cearense.
Entre mais frequências e substituição de companhias, o grupo aumentará a sua capacidade de assentos em 4,9%*, partindo de Paris e Amsterdã para Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a oferta da cabine La Première, a primeira classe da companhia, passará a ser diária entre Paris e São Paulo.
Além do aumento da presença no Brasil no período, o Grupo terá 58 novas rotas** e aumento de 2% da capacidade de assentos em relação à mesma temporada em 2018*. O crescimento será impulsionado pela malha aérea de voos de longa distância (+1,3%), a média e curta- distâncias (+1,2%) e as operações de baixo custo da Transavia (+9,3%).
Voos de longa-distância: aumento de 1,3%
A Air France-KLM operará 4 rotas novas em sua malha aérea de longa-distância: 2 destinos partindo de Paris-Charles de Gaulle: Dallas (EUA) e Quito (Equador), operados pela Air France; 2 destinos partindo de Amsterdam-Schiphol: Boston e Las Vegas (EUA), com a KLM.
-
Caribe e Américas Central e do Sul
No Brasil, desde o lançamento de um novo serviço para Fortaleza em maio do ano passado, a Air France e a KLM confirmam a popularidade deste destino ao operar em conjunto para a capital cearense, com 3 voos semanais conectando Paris a Fortaleza e 4 voos semanais entre Amsterdã e Fortaleza. Além disso, a Joon operará o serviço partindo de Paris-Charles de Gaulle até 26 de junho, quando a operação será transferida à Air France.
Na Colômbia, a KLM aumentará o serviço para Bogotá e Cartagena com um voo adicional (5 voos por semana). Enquanto na Costa Rica, a Air France oferecerá 3 voos semanais (1 frequência adicional). No Equador, a Air France inaugurará a rota Paris-Quito com um Airbus A340 operando três voos semanais. Operado por Joon no início, o serviço será retomado pela Air France a partir de 26 de junho. Já no Suriname, a KLM adicionará uma frequência a Paramaribo a partir de 1º de julho, aumentando sua capacidade para 5 voos por semana.
No Caribe, a Air France retomará gradualmente seu serviço a St. Martin e aumentará sua capacidade com um voo semanal adicional (3 frequências por semana). A KLM apoiará essa dinâmica ao introduzir mais um voo entre St. Martin e Curaçao (3 voos por semana) a partir de 5 de julho de 2019. Enquanto que no Peru, a Air France operará um voo semanal adicional para Lima, representando 7 frequências por semana. Já no Panamá, os clientes da Air France também se beneficiarão de um serviço adicional entre Paris e a Cidade do Panamá (7 voos por semana).
-
América do Norte
Nos Estados Unidos, a Air France vai inaugurar o serviço de Dallas com o Airbus A330 completamente redesenhado de 31 de março até o final da temporada, com 5 voos semanais. A KLM lançará novos serviços para Boston e Las Vegas, a partir de 31 de março e 6 de junho, respectivamente. A empresa também aumentará suas frequências de voo para São Francisco a partir de julho, com um voo semanal adicional (6 voos por semana). Já no Canadá, a Air France está se adaptando à demanda, aumentando seu serviço para Toronto com 3 voos adicionais, atingindo 10 frequências semanais, operados por um Boeing 777-200 equipado com as últimas cabines de viagem.
-
Ásia e Oriente Médio
No Japão, o grupo Air France-KLM está aumentando significativamente suas operações: para Tóquio – 2 voos adicionais para Tóquio-Haneda partindo de Paris com a Air France (14 voos semanais) e 3 voos adicionais para Tóquio-Narita saindo de Amsterdã com a KLM (10 voos semanais). O crescimento de capacidade de assentos do Grupo no Japão representa 12%. Na China, a KLM apoia esta dinâmica na Ásia com um serviço adicional a Xangai (12 voos semanais). Já na Índia, os clientes da Air France desfrutarão de uma nova experiência de viagem a bordo do Airbus A330 para Bangalore e Delhi, graças às novas cabines de Business (36 lugares), Premium Economy (21 lugares) e Economy (167 lugares). Do mesmo modelo, 15 aeronaves serão completamente renovadas até 2020.
-
África e o Oceano Índico
No Quênia, a Air France oferecerá 2 voos semanais adicionais para Nairobi, atingindo 5 voos semanais. A rota será operada pelo Airbus A330 renovado. Na Costa do Marfim, serão 3 frequências adicionais para Abidjan com Air France (17 voos semanais).
Voos de média e curta-distâncias: aumento de 1,2%
Em sua malha aérea de média e curta-distâncias, o grupo está expandindo sua oferta de destinos e conexões com 26 rotas novas. Além disso, ao longo da temporada de verão europeu de 2019, o grupo Air France-KLM oferecerá 7 novas rotas partindo dos principais centros e regiões, conforme detalhamento abaixo:
- Partindo de Paris-Charles de Gaulle com a Air France: Belgrado (Sérvia), Tbilissi (Geórgia) e Lorient (França) a partir de 31 de março.
- Saindo de Amsterdã-Schiphol com a KLM: Wroclaw (Polônia) a partir de 6 de maio e Nápoles (Itália) a partir de 21 de abril.
- Partindo das regiões francesas com Air France HOP:
- Na partida de Lyon – Lorient (França),
- Na partida de Brest – Amsterdã (Holanda),
Durante o período de pico da temporada, o Grupo oferecerá 19 novas rotas:
- Partindo de Paris-Charles de Gaulle – Heraklion (Creta, Grécia), Olbia (Sardenha, Itália), Palermo (Sicília, Itália) e Split (Croácia) com a Air France.
- Partindo das regiões francesas com o Air France HOP:
- De Bordeaux para Atenas (Grécia),
- De Toulouse para Copenhague (Dinamarca) e Minorca (Espanha),
- De Marselha para Heraklion (Grécia) e La Rochelle (França),
- De Brest para Bastia (França) e Nice (França),
- De Caen para Calvi (França),
- De Nice para La Rochelle (França) e Pau (França),
- De Rouen para Figari (França),
- De Nantes para Toulon (França),
- De Metz para Figari (França),
- De Perpignan para Estrasburgo (França),
- De Rennes para Calvi (França).
Transavia: +9,3% – A Transavia desenvolverá sua malha aérea partindo de todas as suas bases na França (Orly, Lyon e Nantes) e na Holanda (Amsterdã, Roterdã, Eindhoven) com 28 novas rotas. Saindo da Holanda, a empresa de baixo custo do Grupo aumentará sua capacidade em 4,5%, já da França, o crescimento representa 16%.
Simplificação do produto – O grupo Air France-KLM está harmonizando a distribuição de suas cabines em sua malha aérea de longa distância, a fim de garantir aos seus clientes uma experiência de viagem mais clara, simples e consistente.
Desta forma, a cabine da Air France La Première estará disponível pelo menos uma vez por dia para São Paulo, São Francisco, Nova York, Washington, Atlanta, Houston, Los Angeles, Cidade do México, Abidjan, Dubai, Beirute, Pequim, Xangai, Hong Kong, Tóquio-Haneda e Cingapura. A empresa está padronizando suas rotas, direcionando seus Airbus A380 para rotas de/para os Estados Unidos.
A KLM oferecerá sua nova World Business Class em todos os seus destinos de longa distância. Sua nova cabine Economy também estará disponível em todas as aeronaves Boeing 777, 787 e Airbus A330.
Frota melhorada e modernizada
A Air France receberá seu primeiro Airbus A350 (324 assentos) em setembro de 2019. Outras 6 aeronaves serão adicionadas à frota até o final de 2020. Além disso, a Air France receberá dois Dreamliner 787-9 para a temporada de verão europeu, para operar 9 modelos dessa aeronave em sua frota.
Em 1º de julho, a KLM inaugurará a operação da versão mais recente do Dreamliner: o Boeing 787-10 (344 lugares). Esta aeronave de última geração é uma adição às 13 aeronaves Boeing 787-9 da empresa. Outras 7 aeronaves Boeing 787-10 serão adicionadas à frota até o final de 2020.
A Transavia transportará seus clientes a bordo de seus 38 Boeing 737 durante toda a temporada de verão de 2019.