O Grupo Air France-KLM está comprometido em reduzir sua pegada ambiental como parte de uma abordagem transparente e responsável em relação à sustentabilidade.
Além disso, inclui o comprometimento da Air France-KLM em reduzir emissões de gases de efeito estufa do combustível de aviação. Objetivo é 30% por tonelada de receita por quilômetro (RTK, em inglês) até 2030 em comparação a 2019.
Nesse sentido, o Grupo Air France-KLM, o Air France Group e a KLM apresentaram suas metas de redução de emissões CO2. Ou seja, elas foram recentemente aprovadas pela equipe de validação de metas do Science Based Targets initiative (SBTi).
O SBTi aprovou as metas de redução de emissões de escopo 1 e escopo 3 do Grupo. Bem como confirmou que elas estão de acordo com uma meta bem abaixo de 2°C, conforme determinado pelo Acordo de Paris assinado em 2015.
“O Grupo projetou uma abordagem consistente, desenvolvida dentro da sua estratégia de Destination Sustainability. Objetivo de redução de emissões CO2 com base em três pilares principais. Que são renovação da frota, combustível de aviação sustentável e medidas operacionais”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM.
Programa de sustentabilidade
Portanto, o Grupo Air France-KLM está comprometido em reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Além disso, estabeleceu uma meta de descarbonização baseada em três principais iniciativas do programa Destination Sustainability.
As iniciativas são as seguintes:
- Renovação da frota – Um plano ambicioso de modernização e renovação das frotas das companhias aéreas do Grupo. Desse modo, serão utilizadas aeronaves de última geração, emitindo 20-25% menos CO2 em comparação com as aeronaves antecessoras. Com o objetivo de ter 64% das aeronaves de nova geração na frota até 2028, o Grupo está investindo mais de 2 bilhões de euros anuais para a aquisição de Airbus A220s, Airbus A320 e A321neos, Airbus A350s, Boeing 787s e Embraer 195-E2s.
- Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) – Estes combustíveis não-fósseis podem ser produzidos a partir de resíduos industriais ou domésticos em uma economia circular. O SAF fornecido para a Air France-KLM não compete com a cadeia alimentar humana ou com a alimentação animal.
A Air France e a KLM foram pioneiras no uso destes combustíveis alternativos, que desempenharão um papel fundamental na descarbonização do transporte aéreo. Por exemplo: podem reduzir as emissões de CO2 em até 80% ao longo de seu ciclo de vida.
Para esse propósito, dois acordos de off-take foram assinados em novembro de 2022, permitindo ao Grupo assegurar 3% do objetivo de incorporação de 10% de SAF até 2030.
- Eficiência operacional – Melhoria, favorecendo objetivos mais diretos e aplicando procedimentos que limitam o consumo de combustível (taxiamento monomotor, descida contínua etc.).
Além disso, a Air France-KLM está trabalhando com um setor mais amplo da aviação. Objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para concepção e manutenção de aeronaves, motores e combustíveis sintéticos.
Foto: Divulgação
Veja também: Angers é o vigésimo A350-900 da Air France.