Diferente de algumas companhias, mesmo com as condições mais restritas impostas pelos governos europeus, o Grupo Air France-KLM mantém operação entre o Brasil e a Europa. A Air France tem 11 voos semanais, sendo 7 de e para São Paulo e 4 de e para o Rio de Janeiro. Enquanto que a KLM opera semanalmente 7 frequências para capital paulista e 5 à fluminense.
Contudo, devido às restrições para entrada no país, os voos para Amsterdã da companhia holandesa não estão abertos para clientes. Assim sendo estão operando exclusivamente com cargas. Conexões para outros países dentro e fora da Europa estão disponíveis, seguindo as exigências dos governos locais para trânsito ou destino final.
“Desde o início da pandemia, temos adaptado a programação de nossos voos de acordo com os cenários de restrições e retorno da demanda. E, dada a importância do Brasil para o Grupo, nunca paramos de voar. Esperamos oferecer a nossa malha completa aos brasileiros o quanto antes possível.”, afirma o diretor geral Air France-KLM para a América do Sul, Jean-Marc Pouchol.
Restrições e exigências para entrada e trânsito
Ao redor do mundo, várias medidas foram ou estão sendo tomadas pelas autoridades locais. Tudo com o intuito de prevenir a disseminação do Covid-19 e variantes. As formalidades de viagem variam de acordo com o país de destino e/ou trânsito. Podem ser exigidos testes, documentos adicionais, comprovação de motivo de força maior e/ou períodos de quarentena.
Vale ressaltar que, tais requisitos estão sujeitos a mudanças de última hora. Antes da viagem, as companhias aconselham verificar o TravelDoc − da Air France e da KLM. Bem como os sites das embaixadas dos países de destino e/ou trânsito para obter a informação completa e mais recente.
Atualmente, a França exige que os passageiros apresentem um certificado de viagem por necessidade maior. Assim como um certificado de saúde e um teste PCR-RT ou LAMP realizado até 72 horas antes do embarque para quem tem o país como destino final. Também é necessário realizar uma quarentena ao chegar no país. Mais informações estão disponíveis no site do Governo francês.
Segue até o momento proibida a entrada de voos com passageiros saindo da América do Sul, Reino Unido e África do Sul na Holanda. Os passageiros com destino final ou em trânsito no país precisam de um PCR RT com no máximo 72 horas antes da chegada na Holanda. Para países considerados de alto risco, como o Brasil, um teste rápido de antígenos, LAMP ou PCR, realizado dentro das 4 horas que antecedem o embarque também é mandatório. Leia mais no site Governo holandês.
Em caso de alteração de voos » Alterações na programação de voos podem ocorrer, uma vez que novas medidas são anunciadas a todo momento por autoridades governamentais. As companhias estão totalmente comprometidas em atender os clientes diante desse cenário desafiador. A política flexível de remarcação das companhias segue em vigor, e estão detalhadas nos sites das empresas. Para informações atuais sobre o status do voo e reservas, acesse airfrance.com.br e klm.com.br, ou os aplicativos.