Por mais que as viagens aéreas sejam cada vez mais comuns na rotina dos brasileiros, muitas pessoas ainda enfrentam grandes medos e traumas ao voar. Estudos apontam que três em cada 10 passageiros aéreos no Brasil têm medo de andar de avião. Os motivos podem variar de acordo com cada passageiro. Assim, há, desde o medo durante turbulências e instabilidade do tempo ou questões mais sérias, até o alto nível de ansiedade ou fobia. Para auxiliar essas pessoas, a AirHelp, líder mundial em direitos de passageiros aéreos, dá 5 dicas para quem tem medo de viajar de avião. Confira:
1 – Entenda o seu medo de avião
Segundo a AirHelp é preciso entender o motivo do medo, se tem a ver com o avião em si ou com outras situações atreladas ao voo, como altura ou dificuldade de lidar com situações em que não se está no controle. O passageiro precisa identificar também se a causa não está relacionada com traumas antigos, como outras viagens conturbadas no passado. Caso os sintomas sejam mais graves, com crises de ansiedade, taquicardia e ataques de pânico, talvez possam ser diagnosticados como aerofobia, ou seja, o medo de voar. Nessas situações, em que o medo já é algo patológico, é fundamental buscar ajuda profissional.
2 – Pesquise sobre o funcionamento do avião
As estatísticas ajudam a superar o medo de voar e pesquisar sobre isso pode convencer o passageiro sobre a segurança deste meio de transporte, considerado o segundo mais seguro do mundo.
3 – Estratégias ao comprar a passagem
Algumas medidas definidas antes da viagem podem diminuir a sensação de insegurança durante o voo. Viajar durante o dia, optar por menos conexões, escolher um assento longe das janelas e perto das saídas de emergências são algumas opções que diminuem o medo e trazem maior conforto.
4 – Distrair e tentar relaxar durante o voo
Primeiramente, antes de viajar, é importante evitar consumir cafeína, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas para não causar sensações de inchaço ou perca de sono. Separe os documentos e chegue ao aeroporto com antecedência, evite situações que possam causar ansiedade. Filmes, séries e músicas de sua preferência também ajudam na distração durante a viagem.
5 – Foco no destino e não na viagem em si
Uma boa alternativa para driblar o medo psicológico de voar, é se concentrar no que aquela viagem de avião poderá trazer de benefícios a você. Por exemplo, conhecer novas pessoas, novos lugares e culturas.
Assim, Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, explica que é muito importante que o passageiro esteja o mais confortável possível ao realizar a viagem. “Além da segurança oferecida no voo, com os serviços da companhia aérea, sempre é interessante montar uma boa logística antes de embarcar, estudar sobre o voo, se planejar com antecedência, tentar se distrair e manter a calma durante o percurso”.
Por fim, a AirHelp também oferece gratuitamente o Guia dos Direitos do Passageiro Aéreo. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.
Foto: wayhomestudio / Freepik
Veja também: Bagagem extraviada, saiba quais são os seus direitos