Ícone do site Travelpedia

Alemanha celebra os 100 anos da lendária Bauhaus

O Centro de Turismo Alemão (DZT) iniciou 2019 com sua campanha mundial para celebrar o 100º aniversário da fundação da lendária Bauhaus, em Weimar. Juntamente com seus parceiros teve início um ciclo de inúmeras atividades para divulgar este importante evento cultural como mais um atrativo do país. Cidades que fazem parte da história e legado dessa escola de arte design – como Berlim, Weimar, Dessau e Bernau – contarão com vasta programação para comemorar o movimento criado por Walter Gropius há um século.

E, não em vão, o Brasil faz parte da lista de divulgação, já que os brasileiros fazem parte do Top 10 visitantes mundo. E isso vem desde a realização da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, responsável por mudar a percepção interna e externa da imagem do país. O destino se posicionou entre os cinco preferidos dos brasileiros na Europa. Em números, só de pernoites de brasileiros – entre 2008 e 2018 –, o crescimento anualmente é de +8,6%. Entre as cidades mais visitadas a capital Berlim segue em primeiro lugar,  tendo atraído 222.256 mil visitantes brasileiros no último ano. Seguida de Munique (130.103) e Frankfurt (60.559).

A Alemanha é uma festa quando o assunto é atrativos. Tem aos montes, e para todos os gostos. O país conta com 44 Patrimônios Mundiais da Unesco, inúmeros castelos e parques. Culturalmente os números impressionam também. Mais de um terço de todas as performances de ópera de todo o mundo ocorrem na Alemanha. Existem cerca de 500 teatros e mais de 6,7 mil museus com cerca de 15 milhões de visitantes por ano! E seja em qualquer período que você viaje para lá, vai ter algo ocorrendo em algum canto, já que são mais de 1 milhão de eventos na agenda do país. Tá bom para você?

Centenário de Bauhaus

E, como já citado na introdução deste texto, este ano é ainda mais especial neste quesito, já que 2019 celebra os 100 anos da Bauhaus. Movimento que, apesar de ter durado apenas 14 anos, influencia até hoje mundialmente. E o legado continua fortemente presente na Alemanha. Por isso, os projetos e eventos tem como intuito manter o movimento vivo e levá-lo ao futuro.

A famosa escola de arte Bauhaus foi inaugurada em Weimar (em 1919) e, durante sua curta vida, mudou-se para Dessau e, depois, para Berlim. A arquitetura, a arte e o design que foram criados há um século por Walter Gropius revolucionaram a visão artística e arquitetônica do século 20 e são reverenciados até hoje em todo o mundo. Para marcar o centenário, o DZT – Centro de Turismo Alemão convida os interessados e fãs desse imenso legado artístico e cultural a explorar o berço do modernismo.

Nesse roteiro pelo legado de Bauhaus vale destacar o protagonismo de Weimar, a cidade-berço da escola de arte e design, que também é notável por estar entrelaçada a outros nomes das artes e da cultura mundial, como os escritores Goethe e Schiller, o filósofo Nietzsche e os músicos Bach e Lizt. Não por acaso Weimar é conhecida como “Cidade dos clássicos e dos grandes intelectuais”.

Dessau, por sua vez, é endereço do primeiro jardim inglês na Europa continental, que foi criado no século 18. Distribuído em uma área de 140 km², abriga um castelo, mais de 100 monumentos arquitetônicos de todos os portes e extensos parques de diversas formações emoldurados pela paisagem dos Rios Elba e Mulde. Em um período de mais de 40 anos, outros castelos e parques foram construídos em Dessau e nos arredores. Além disso, construções mais antigas em Oranienbaum e Mosigkau foram integradas harmonicamente na concepção geral, de forma que a paisagem, no atual estado da Saxônia-Anhalt, tornou-se um verdadeiro museu arquitetônico ao ar livre, cobrindo desde a Antiguidade até a Modernidade.

Para anotar na agenda!

O ciclo de exposições começa no novo museu de Bauhaus em Weimar em 6 de abril, com a mostra “A Bauhaus vem de Weimar” (Das Bauhaus kommt aus Weimar), a qual realça influência de seu fundador, Walter Gropius.

Bauhaus como um campo de experimentação para uma cultura moderna da vida prática é o foco da exposição “Bancos de Ensaios Bauhaus”. A coleção da Fundação Bauhaus Dessau será exposta a partir de 8 de setembro no novo Museu Bauhaus Dessau. Fontes, lâmpadas, móveis, papel de parede ou têxteis são hoje uma parte natural da vida cotidiana. Com base nessa experiência cotidiana, a exposição brindará o público com parte da herança da Bauhaus no século 21.

Já na capital alemã, o ciclo de comemorações do centenário teve início em janeiro de 2019, com um festival na Academia de Artes de Berlim. Além disso, três exposições de grande escala sobre Bauhaus tornam a escola de arquitetura e design acessível ao público com base em tesouros de coleções previamente desconhecidos e clássicos de design. A partir de 6 de setembro, a exposição “Bauhaus Original”, na Berlinische Galerie, é dedicada à relação entre original e em série, original e reprodução. Os visitantes poderão admirar clássicos do design, bem como as reedições de hoje das obras da Bauhaus e respostas de artistas contemporâneos aos ícones do modernismo.

Quem quiser saber mais ou ter um gostinho, caso tenha planos de viajar a Alemanha para aproveitar o centenário, em www.germany.travel/bauhaus, uma página de destino em alemão, inglês e francês transmite as principais mensagens da campanha. Ao digitar a hashtag #CelebratingBauhaus, o visitante é levado ao site do DZT. Lá encontra-se um filme de animação sobre o tema “Bauhaus” na Alemanha e os links direcionam-se aos sites dos parceiros Bauhaus Verbund 2019 e às organizações de marketing estaduais dos estados federais de Berlim, Saxônia-Anhalt e Turíngia, que estão particularmente ligados à herança da Bauhaus.

Outro projeto que o DZT está promovendo internacionalmente como parte do aniversário da Bauhaus é o “Grand Tour der Moderne”, o qual permite que os turistas vivenciem a Bauhaus em um itinerário especialmente projetado. Além deste, há ainda outros sete tours do gênero disponíveis para os viajantes interessados no assunto.

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile