Maior região de Portugal, o Alentejo é tido como o destino mais genuíno do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. E, não em vão, é detentor de cinco títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo. Aliás, o mais recente deles é ter sido eleito como um dos destinos mais seguros de toda a Europa pelo European Best Destinations.
A lista divulgada pelo portal, um dos maiores sites especializados em turismo europeu do mundo, conta com 20 destinos de 13 países diferentes. O European Best Destinations destacou que Portugal foi relativamente poupado do Covid-19, com até 40 vezes menos pessoas infectadas que qualquer outro lugar da Europa. Para completar, o Alentejo foi ainda menos afetado, tendo apresentado 260 casos confirmados até o momento, menos de 1% do total de casos no país.
A região oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Atraindo principalmente aqueles que buscam simplicidade e uma natureza intocada. Entre suas principais atrações estão cidades e vilas históricas como Évora, Elvas, Monsaraz e Marvão, um belíssimo litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Bem como algumas das melhores vinícolas do país. É um lugar que não recebe multidões de turistas, o que também facilita manter o distanciamento social.
O Alentejo voltará a receber turistas em 1º de julho, sem exigência de quarentena. Os estabelecimentos seguirão protocolos específicos de higiene, seja em hotéis, restaurantes ou lojas.
Além de avaliar os protocolos sanitários adotados pelos destinos, o European Best Destinations analisou também a proximidade de hospitais e disponibilidade de leitos por habitante de cada destino para o desenvolvimento da lista.