Ícone do site Travelpedia

Amsterdã, uma cidade romântica!

Fotos: Airton Gontow

Por Airton Gontow, criador do site Coroa Metade, especial para o Travelpedia

Famosa por seu red light district – região da Luz Vermelha – e pelas drogas disponíveis em tantos cantos da cidade, a capital holandesa (cujo nome Amsterdã vem da barragem dam, construída em 1275, no Rio Amstel) é, antes de tudo, linda e romântica.

Ao contrário do que se diz por aí, a bike não é a melhor forma de descobrir as maravilhas que Amsterdã reserva. Todas as formas são as melhores, de acordo com o seu perfil de turista. Dá para ir pedalando. De barco. Dê ônibus. De tram (bonde). Ou você pode simplesmente caminhar pelos exuberantes canais da cidade.

Construídos nos séculos 16 e 17, durante um notável período de crescimento econômico e cultural, os 120 canais, com cerca de 90 ilhas, são belos, apaixonantes e considerados desde 2010 Patrimônio Cultural da Humanidade.  Destaque para os canais Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht.

Além de atrações turísticas, são essenciais à vida da população. As pessoas trafegam, passeiam, sentam-se em bares e restaurantes às suas margens e até mesmo vivem em casas-barcos. Estima-se que existam 2.700 casas flutuantes (algumas delas para serem alugadas, o que pode ser uma diferente e inesquecível hospedagem). Junto aos canais estão as bucólicas pontes. São 1.280 delas!

A maioria das atrações da cidade está na região dos canais ou bem próximo. O trajeto é entrecortado por bares, praças, prédios de poucos andares e museus. Esses últimos, cerca de 60, enchem de orgulho os habitantes, que garantem que Amsterdã tem a maior densidade de museus do mundo. Além disso, ao longo dos 100 quilômetros de canais há cerca de 1.550 monumentos.

Investimento recomendado

De nome criativo, o I Amsterdam City Card é um bom investimento, mesmo para quem prefere fazer grande parte do percurso a pé. Com as versões 24h, 48h e 72h, você tem direito a transporte ilimitado de tram, metrô e ônibus e a um tour de barco pelos canais; além de consideráveis descontos em diversos bares, restaurantes e passeios, assim como na locação de bicicletas e até a quitutes gratuitos.

Informaçõesholland.com/br/turismo

Pontes, canais e muitas bicicletas compõem o cenário da maior cidade holandesa

.

Fotos: © Maria Pereira
Sair da versão mobile