O território ultramarino britânico de Anguilla comemora o 50° aniversário da Revolução de 1967, quando a população expulsou a Polícia Real de St. Kitts da ilha. Este movimento iniciou o processo de secessão da Federação de St. Kitts e Nevis, união que os anguilanos sempre estiveram conta. Assim se deu o início de uma história de autodeterminação, com a criação de uma nação livre, orgulhosa e forte.
O líder revolucionário e primeiro ministro de Anguilla, James Ronald Webster, considerado o pai da nação, continuou as negociações com relação ao status político da ilha por mais de uma década. Finalmente, em 19 de dezembro de 1980, Anguilla se converteu em um território britânico de ultramar com certa autonomia governamental. No final de maio, nos dias 30 e 31, foram celebrados feriados nacionais.
Diversas atividades se levaram a cabo. Uma produção teatral, Pepper Dey Soup, foi responsável por contar a história da Revolução; uma emocionante partida de críquete entre Anguilla National Team e Legends Team esquentou os ânimos; Ronald Webster Park na capital The Valley teve um dia inteiro dedicado a performances, coros, bandas, poesia, além de um desfile. Em seguida, realizou-se a esperada regata de barcos ao redor da ilha, esporte nacional.
As celebrações, no entanto, continuam durante todo o ano, com duração até abril de 2018. Com isso, a paradisíaca Anguilla espera atrair os visitantes para promover sua a cultura e história. E aí, partiu festejar junto?