Qual a recomendação para quem está com viagem marcada?
Até este momento, as autoridades médicas afirmam que não é preciso pânico ou medidas extremas com relação ao Covid-19. Mas, se a viagem tiver como destino um dos locais que é foco da doença, é importante que os viajantes avaliem junto aos familiares e amigos. Ou em caso de viagem a trabalho, com as empresas, sobre a importância de manter a viagem e as consequências de adiar, cancelar ou trocar o destino.
Caso escolha cancelar a viagem, o turista pode cancelar o seguro?
O seguro pode ser cancelado até 7 dias depois da sua contratação e antes da data do início da viagem, e o cliente recebe de volta o valor integral. No entanto, se já tiver adquirido passagens aéreas ou reservado hotel e desejar utilizar a cobertura de cancelamento de viagem da APRIL, não poderá cancelar o seguro.
Em que casos o seguro cobre o cancelamento de viagem?
Depende do plano contratado. Se o viajante for diagnosticado com o novo Coronavírus no Brasil, poderá cancelar a viagem caso tenha a cobertura de Cancelamento Plus Reason, incluída nos Planos MAX e VIP da APRIL. Já se o passageiro estiver com medo de viajar por conta da doença. Ou o evento a que fosse comparecer tenha sido cancelado também pelo vírus, é considerada desistência. Assim sendo, motivo coberto pelo produto Any Reason, um upgrade para qualquer plano contratado.
Como prevenir o Covid-19 e outras infecções respiratórias similares?
As orientações básicas são lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Bem como higienizá-las com álcool gel. Principalmente caso não haja acesso a um banheiro. Também é recomendado evitar tocar olhos, nariz e boca com mãos não lavadas. Além de cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. E, de preferência, com um lenço descartável ou com a dobra do braço, na parte interna do cotovelo.
Também recomenda-se manter objetos tocados com frequência limpos. Para os viajantes, também é melhor investir em um itinerário com passeios ao ar livre, evitando locais muito cheios e fechados.
Se o viajante ficar doente, o seguro cobre o tratamento?
Todos os planos de seguro viagem APRIL cobrem atendimento médico emergencial para doenças ou acidentes. Então o turista será atendido até o seu restabelecimento ou até ter condições de continuar a viagem ou voltar para o Brasil.
A situação só será diferente caso a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou outro órgão de saúde competente declare oficialmente que a infecção causada pelo novo Coronavírus seja uma endemia, epidemia ou pandemia (doença infecciosa em determinada localidade amplamente disseminada).
A partir desta decisão, o viajante receberá atendimento seguindo os protocolos internacionais de acordo com a OMS. Ou seja, ele será tratado pelas regras de saúde do governo local.
Qual deve ser o procedimento em caso de doença?
Se precisar de atendimento médico emergencial, o viajante deve acionar o seguro. No caso da APRIL, por exemplo, é possível fazê-lo via WhatsApp, e-mail, chat, ligação a cobrar ou pelo aplicativo. E a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
Existem outras recomendações para os viajantes?
A APRIL, assim como o TRAVELPEDIA, recomenda que os viajantes acompanhem as informações oficiais em relação a esta situação, observando novas orientações anunciadas sobre a infecção causada pelo novo Coronavírus. Também é imprescindível que o passageiro tenha conhecimento e saiba que existem regras que valem para todos os seguros. Assim, é importante que os viajantes não se deixem enganar por falsas promessas e que leiam com atenção as condições gerais para saberem sobre suas garantias e que optem por um produto que lhes dê segurança.
Foto: Pixabay
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