No início do ano, muitas pessoas se programam para fazer viagens de acordo com os feriados e pontos facultativos. Em 2022, dos nove feriados nacionais, o único prolongado é o de Páscoa, que começa na Sexta-feira da Paixão. Tiradentes e a Proclamação da República caem na quinta e na terça-feira, respectivamente, o que facilita negociar a emenda, totalizando quatro dias para viajar.
Já entre os pontos facultativos está o Carnaval, comemorado nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. Quem folgar na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), terá cinco dias para viajar. Corpus Christi também é um ponto facultativo celebrado na quinta-feira, dia 16 de junho, possibilitando uma emenda de quatro dias.
Para Daniel Topper, CEO da agência online de viagens Zarpo, mesmo em uma situação delicada devido à pandemia, é possível aproveitar os dias de folga priorizando os cuidados com a saúde. “Infelizmente, ainda não podemos curtir alguns feriados como antes, caso do Carnaval, com desfiles e blocos de rua cancelados ou ainda incertos. No entanto, é possível desfrutar de viagens com segurança, optando por atividades de lazer em espaços abertos e com menos pessoas, como é o caso da experiência proporcionada por resorts”, afirma o executivo.
Quem não conseguir emendar, a dica é aproveitar os feriados para fazer passeios de bate-volta. Para quem mora na capital paulista, há diversas opções de destinos a menos de 2 horas de carro, como Santos (foto do destaque), Atibaia, São Roque, Itu e Holambra, entre outros.
Mas vale lembrar que além desses feriados, há outras datas comemorativas estaduais e municipais. Em janeiro, paulistanos podem aproveitar o aniversário da cidade, comemorado no dia 25, uma terça-feira.