Muito mais que apenas esfihas e quibes. Saudável e saborosa, a culinária árabe possui pratos deliciosos, preparados com grãos e legumes variados, além de temperos peculiares. Quase não usa conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais no preparo dos alimentos. Além de ser um importante aliado para quem não quer sair da dieta, já que a maioria dos pratos possui baixas calorias.
São Paulo tem várias e boas opções de restaurantes especializados na culinária árabe. Nesse post vamos falar do Arabesco, que tem duas unidades na cidade. Fundado em 1987, mantém a proposta de apresentar peculiaridades da cozinha sírio-libanesa, bem como preparar as receitas de acordo com o que foi ensinado pela avó do proprietário e restauranteur da tradicional casa, Carlos Alberto Isaac. “Temos o cuidado de preparar todos os pratos de forma idêntica às receitas da minha avó. Claro, que ao longo do tempo também fomos inovando e adaptando alguns pratos ao gosto dos clientes”, explica Isaac.
O empresário conta que teve a ideia de abrir um restaurante de comida árabe a partir de um fato curioso. Ele trabalhava como bancário e uma tia dele fazia esfihas para as festinhas organizadas entre os colegas. Fez tanto sucesso que muitos pediam para que ela fizesse os quitutes até em eventos privados. Não deu outra, pediu demissão do banco e chamou a tia para tomar conta da cozinha do Arabesco. “Foi assim que começamos, sempre com receitas familiares. São os casos, por exemplo, da sopa de trigo com pedaços de peito de frango desfiados, e o Babaganuche com berinjela”, revela.
Essa característica foi bem recebida e cativou a fidelidade dos clientes. Por isso, Isaac não altera os temperos e oferece cardápio com pratos fiéis aos produzidos em determinadas regiões do Líbano e da Síria.
Alimentos do bem
A culinária árabe tem alguns pratos considerados “alimentos do bem”, no que se refere aos benefícios que podem trazer à saúde. São os casos das pastas, que possuem baixas calorias e estimulam o bom funcionamento do intestino.
A Coalhada Seca, por exemplo, restaura a flora intestinal, auxilia no combate à osteoporose e contribui para o ganho de massa muscular – quando ingerida logo após os exercícios físicos.
A Homus é rica em proteína, sais minerais e vitaminas do complexo B. O grão-de-bico, principal matéria-prima da pasta, possui grande quantidade de triptofano, substância que ajuda a produzir serotonina, responsável pela sensação de satisfação.
Já a Babaganuche, feita com berinjela, é uma opção com grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado, além de fibras, que auxiliam no bom funcionamento da flora intestinal. Também contribui para a diminuição dos níveis do mau colesterol.
“A culinária milenar árabe é rica em cálcio e outras vitaminas, já que a maior parte dos pratos é baseada em alimentos como gergelim, grão-de-bico, lentilha, nozes, castanhas, coalhada, verduras, legumes e cereais. Isso permite uma alimentação equilibrada e de baixa caloria”, garante Isaac.
Cardápio variado
O cardápio do Arabesco oferece, além das pastas, esfihas (aberta, fechada e com massa folhada), quibes (frito, assado, grelhado e crú), beirutes, saladas (tabule e outras), kaftas, charutinhos (com folhas de repolho ou uva), Michui (espetos de filé mignon ou frango), abobrinha recheada, Arroz Sírio, Falafel (bolinhos de grão-de-bico), Chancliche (queijo árabe) e doces árabes.
Dependendo do dia da semana há, também, um prato específico:
Segunda-feira – Arroz Sírio com Pimentão Recheado (pimentão recheado com carne e arroz com macarrãozinho);
Terça-feira – Arroz Sírio com Kafta ao Forno (kafta assada, batata, molho, arroz com macarrãozinho e tabule);
Quarta-feira – Arroz com Lentilhas e Kafta (kafta, arroz com lentilha e tabule);
Quinta-feira – Arroz Marroquino (arroz com miúdo de frango, peito de frango desfiado e castanhas de caju);
Sexta-feira – Arroz Sírio e Frango Arabesco (coxa e sobrecoxa de frango assada ao forno com batatas e cebolas, arroz com macarrãozinho e tabule);
Sábado – Arroz Arabesco e Filé de Frango (filé de frango, arroz com grão-de-bico e tabule).
Todas as quartas e sábados também há a opção de Carneiro Fatiado (carneiro assado fatiado com arroz de carneiro).
Serviço
Unidade Paulista
Endereço: Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes – São Paulo (SP)
Horário: segunda a sábado, das 11h à meia noite; domingo, das 10h30 às 17h.
Telefone: (11) 3872-8164
Estacionamento: gratuito
Unidade Paulista
Endereço: Av. Paulista, 1765 – Edifício Scarpa – São Paulo (SP)
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (11) 3289-5664
Informações: arabesco.com.br