O arquipélago da Madeira encanta os visitantes pelas muitas opções de atividades para toda a família. Além de ser muito bonita e ter o português como idioma oficial, é um destino turístico com natureza, riquezas culturais e delícias gastronômicas. Essas características transformam a ilha portuguesa na escolha certa para as tão sonhadas férias.
Seja no mar, na cidade ou em meio à floresta Laurissilva, o arquipélago da Madeira reserva muita diversão, em especial para aqueles que viajam com crianças. Também oferece uma variedade de hotéis cinco estrelas com cronograma de atividades para todas as idades.
No mar
Os balneários madeirenses possuem excelente estrutura para as famílias passarem dias divertidos à beira-mar. Como a praia da Fajã dos Padres, a apenas 15 quilômetros da capital, Funchal. Este pequeno oásis é acessível apenas por mar ou por um teleférico, o que significa que o passeio já começa cheio de emoção e com uma vista inesquecível.
Durante a visita ao arquipélago da Madeira é quase obrigatório fazer um passeio de barco para observação de cetáceos. Ao longo de um passeio, é muito frequente encontrar golfinhos, baleias e famílias de tartarugas.
Já em Porto Moniz, ao norte da ilha, o dia pode se tornar muito mais animado graças à variada oferta turística. O recanto possui belíssimas piscinas naturais (foto do destaque) formadas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente e garante águas rasas, ideais para mergulhar e brincar.
Na floresta
Para as famílias que gostam de estar perto da natureza, a exuberante floresta Laurissilva é uma excelente opção para gastar a energia da criançada em uma caminhada pelos inúmeros canais de irrigação, conhecidos como levadas. São cerca de 2 mil quilômetros de caminhos que dão acesso aos cenários raros dessa vegetação considerada Patrimônio da Humanidade.
É o caso da trilha dos Balcões. Este pequeno percurso de apenas 1,5 quilômetro é ideal para as crianças, começando no Ribeiro Frio, seguindo a Levada da Serra do Faial até o mirante dos Balcões, onde se pode desfrutar belas paisagens sobre o profundo vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial.
Esse contato com a natureza também pode ser realizado em um jipe 4×4, ideal para aqueles que querem mais diversão ou evitar caminhar muito, mas querem ver de perto as belezas naturais da ilha.
Na cidade
Para quem está no Funchal, uma dica para entreter os pequenos é um tour até Monte, a parte alta da cidade. A opção mais divertida é ir de teleférico e apreciar a bela vista. Para retornar, utilize o carro de cesto, tradicional transporte madeirense que proporciona muita adrenalina aos passageiros. Os pequenos adoram.
Museu CR7 – As crianças que gostam de futebol costumam ser fãs do craque Cristiano Ronaldo, que nasceu no arquipélago da Madeira. O Museu CR7, no Funchal, exibe vários prêmios do jogador, camisas, chuteiras, bolas, estátuas de cera e até um painel interativo com a trajetória de sua carreira. Para a alegria dos pequenos, há também diversos hologramas interativos.
Museu do Brinquedo – Ainda em Funchal, as crianças também podem visitar esse museu que reúne uma coleção com mais de 20 mil peças de fabricação nacional e internacional do final do século 19 até os dias atuais. Destaque para as coleções compostas por bonecas, soldadinhos, miniaturas, automóveis e jogos.
Parque Temático da Madeira – E para finalizar a lista de atrações, o parque temático, localizado na cidade de Santana, oferece um espaço magnífico dedicado à história, ciência e tradição do Arquipélago da Madeira. O local ainda conta com outros atrativos como um moinho, um labirinto e um lago.